Verstappen comanda a dobradinha da Red Bull em Spa

Texto e fotos: Pirelli

Melhores Momentos do pneu na corrida

  • Max Verstappen venceu o GP da Bélgica pela terceira vez consecutiva, isso amplia a sequência de vitórias da Red Bull para 13, o time está invicto na temporada.
  • Esta foi a 45ª vitória da carreira do atual campeão mundial, ao lado dele no pódio em segundo lugar, Sergio Perez, com isso a equipe fez dobradinha, Charles Leclerc ficou terceiro depois de largar na pole position.
  • O ponto adicional para a volta mais rápida da corrida foi para Lewis Hamilton, o inglês terminou em quarto.

  • Medium e Soft foram os compostos mais usados durante a corrida, o Hard foi usado por Norris apenas por 12 voltas na sua segunda passagem, 13 pilotos optaram por largar com Soft, sete com Medium.
  • O mais macio dos três compostos mostrou-se muito competitivo, dando também às equipes maior flexibilidade em termos de estratégia, sete pilotos optaram por forçar desde a largada, alguns parando antes da volta 10 enquanto outros estenderam o stint o máximo possível, como Gasly, que parou após 23 voltas.
  • Os que largaram com Medium também adotaram estratégias diferentes, Russell fez 22 voltas, Stroll duas a menos, enquanto Tsunoda parou na volta 9 e Alonso na 10. Este composto foi a escolha certa para o segundo stint, com uma janela entre 15 e 20 voltas.
  • O momento mais crítico desta fase surgiu quando, durante cerca de dez minutos, choveu ligeiramente. Os tempos de volta aumentaram rapidamente, atingindo o limite do ponto de cruzamento para intermediários, mas a chuva parou e a pista secou rapidamente.
  • Para as etapas finais, com base no que haviam aprendido na primeira parte da corrida, o Soft voltou a agradar as equipes e pilotos. Aqui as durações do stint variaram, os três primeiros fizeram uma distância semelhante, Verstappen 14, Perez 15 e Leclerc 16, Norris fez 27, Ocon e Zhou 19, Tsunoda e Hulkenberg 20.
  • Três pilotos fizeram apenas uma parada, Russell, Stroll e Gasly, os dois primeiros terminaram nos pontos, enquanto o francês ficou em 11º. Outro trio, os dois pilotos da Williams e Lewis Hamilton, fizeram três paradas, a dupla da Williams por razões estratégicas, Hamilton usou um conjunto médios novos para garantir o ponto extra da volta mais rápida da corrida.

Como se comportou cada composto

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Finalmente, um dia com tempo razoável, a chuva só apareceu brevemente sem ter qualquer impacto significativo na forma como a corrida decorreu. Chegar a esta parte final do fim de semana praticamente às escuras, aumentou o número de fatores desconhecidos e, juntamente com o grande número de pneus de seco disponíveis, já que eles foram usados apenas por algumas voltas na qualificação de ontem, isso deu às equipes uma gama mais ampla de estratégias possíveis. A degradação nos pneus macios e médios estava de acordo com nossas simulações dadas a temperatura relativamente baixa da pista. Essas baixas temperaturas também significavam que o Hard não era muito competitivo tanto que foi usado apenas por um piloto por alguns quilômetros. Em termos de desempenho, os outros dois compostos estavam à altura da tarefa e os trechos variavam de acordo se o piloto optou por forçar desde o início para aproveitar ao máximo a aderência disponível ou administrar a situação para alongar o stint ao máximo, que foi o caso dos três que fizeram apenas um pit stop. Por fim, gostaria de parabenizar os 380.000 torcedores que aguentaram o tempo chuvoso. Eles foram recompensados com um grande show, em parte devido ao formato de fim de semana Sprint, o que significou que, desde sexta-feira, houve muita emoção na pista. A Fórmula 1 fará uma pequena pausa, mas ainda temos dois dias de testes, terça e quarta-feira, aqui em Spa, com a Aston Martin e a McLaren. O programa de trabalho diário vai depender muito do que o tempo tem para oferecer".

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