Verstappen domina completamente o sábado em Spa
Texto e fotos: Pirelli
A corrida Sprint
- O Sprint Saturday em Spa foi mais um dia de Max Verstappen, primeiro no Shootout e depois na corrida. Enquanto o treino classificatório foi muito difícil para os três primeiros, Verstappen, Piastri e Sainz ficaram separados por apenas 25 milésimos, na corrida, o campeão mundial deu uma demonstração de força ao vencer após uma forte chuva pouco antes da largada, que deixou a pista molhada o tempo todo. O único senão para Max foi a liderança de Piastri por uma volta, depois disso não houveram mais surpresas, o australiano chegou em segundo e Gasly em terceiro, conquistando um pódio inesperado.
- A chuva teve grande influência, caindo de forma intermitente e por vezes muito forte. O Sprint Shootout decorreu em pista húmida, mas a FIA não a declarou “Sessão Molhada” mantendo assim a necessidade dos pilotos utilizarem o composto Medium no Q1 e Q2 e Soft no Q3. No entanto, quase todos os pilotos usaram os Intermediários na segunda parte, mas quando a pista começou a secar, surgiu uma janela para o uso dos slicks, Stroll tentou, mas acabou na barreira da Curva 9. No Q3, a pista estava ideal para os pneus secos e todos os dez pilotos usaram o composto conforme o regulamento.
- O início da corrida foi atrasado porque a chuva caiu muito forte e o Diretor de Prova optou por uma largada lançada após 4 voltas de formação atrás do Safety Car e, por regulamento todos os carros deveriam usar pneus Full Wet. Com a corrida em andamento, as condições eram ideais para os intermediários e todas as equipes dividiram a estratégia de troca entre seus pilotos, trazendo um imediatamente e o outro na volta seguinte.
- A previsão é de 40% de chance de chuva para amanhã, mas é muito difícil ter precisão em Spa, mesmo no auge do verão.
Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "O sábado de um fim de semana de Sprint é sempre muito emocionante, ainda mais se houver chuva. Vimos três sessões de Sprint Shootout muito próximas, tanto nos intermediários quanto nos macios, com intervalos muito próximos, principalmente quando se considera o comprimento da pista. Na corrida, foi praticamente impossível avaliar o comportamento dos pneus de chuva, quando o Safety Car entrou nos boxes, as condições eram claramente ideais para os intermediários. Eles trabalharam da maneira que esperávamos, com degradação razoavelmente limitada mesmo em trechos mais longos, como foi visto na corrida. As equipes vão para a corrida com bastante informação sobre os pneus de chuva, mas vão ficar no escuro quando se trata dos pneus de seco. No caso de condições mistas na corrida, o tempo de volta dos pneus secos para intermediates é estimado entre 1,54/1,55,00, enquanto dos intermediates para os Full Wet é de 2,04/2,05,00, os tempos são baseados em baixa carga de combustível. Se não chover, todos terão que fazer suas estratégias com dados coletados de corridas anteriores e como o trio de compostos se comportou na primeira parte da temporada. Nós estamos fazendo exatamente isso e, no momento, podemos confirmar nossa previsão anterior, que indica não haver muita diferença entre uma ou duas paradas. Sem muita informação, fica uma linha ainda mais tênue, então a chance de alguma surpresa é maior".
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