Verstappen marca todos os pontos possíveis em Spielberg
Texto e fotos: Pirelli
Melhores Momentos do pneu na corrida
- Max Verstappen ganhou tudo no fim de semana do GP da Áustria e conquistou o máximo de pontos possíveis, foram 34 nesta etapa do Campeonato Mundial. O holandês se deu ao luxo de fazer um pit stop não planejado faltando apenas duas voltas restantes para garantir o ponto extra da volta mais rápida da corrida.
- Sergio Perez fez seu segundo pódio no fim de semana em uma bela corrida de recuperação, chegou em terceiro, Charles Leclerc conquistou o segundo lugar, foi 800ª vez que um piloto da Ferrari subiu ao pódio da F1.
- A corrida foi disputada em pista seca e temperaturas ligeiramente mais baixas que na tarde de sexta-feira, a do ar 24 °C e da pista 32 °C, as estratégias adotadas coincidiram com as previsões do dia anterior.
- Os kms percorridos foram repartidos de forma bastante equitativa entre o Hard (C3) 54,55% do total de voltas realizadas e o Medium (C4) 45,3%, o Soft (C5) foi usado somente na tentativa final de Verstappen.
- As previsões relativas ao número de paradas e respetivas janelas de operação também se confirmaram, a estratégia de duas mostrou ser a mais rápida, principalmente para quem fez duas séries de Médio e uma de Duro.
- O stint mais longo foi de 36 voltas de Kevin Magnussen no Hard, enquanto Nyck De Vries fez 33 no Medium.
Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Um piloto dominou este GP do início ao fim, mas houve muita emoção nas batalhas entre os outros dezenove. Do nosso ponto de vista, tudo correu bem. Nossas simulações para esta corrida foram confirmadas na pista, em todas as condições variáveis que experimentamos desde sexta-feira. Sabíamos que o Soft não seria um pneu adequado para corrida, mas tanto o Medium quanto o Hard permitiam que os pilotos empurrassem e atacassem quando necessário, apresentando um diferencial de degradação suficiente entre eles, sem sofrer nenhum superaquecimento excessivo. O VSC na volta 15 não influenciou no número de paradas, mas abriu opções alternativas de escolher a janela para o primeiro pit stop. Os quatro primeiros colocados fizeram dois stints de médios e um duro, se ignorarmos a parada final de Verstappen que não é relevante para esta análise, enquanto aqueles que desde sexta-feira preferiram manter dois conjuntos de C3, optaram por usar ambos junto com um conjunto de C4".
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