Mesmo com chuva, as Red Bull dominam a Corrida Sprint

Texto e fotos: Pirelli

A corrida Sprint

  • No Sprint Shootout Max Verstappen confirmou seu domínio com a volta rápida, estabelecendo um tempo apenas 49 milésimos mais lento que da pole position para o GP registrado na sexta.
  • Antes do Q1, o Sprint Shootout foi declarado como uma sessão molhada pela FIA, embora a superfície da pista estivesse quase seca. Os pilotos tiveram escolha livre de compostos, três pilotos começaram a sessão com intermediários, mas imediatamente pararam para trocar para os slicks. Sete pilotos usaram pelo menos um conjunto novo de médios (Hulkenberg usou dois), alguns no Q1 (Verstappen, Bottas, Russell, Magnussen), alguns no Q3 (Sainz, Stroll, Hulkenberg). No Q3, apenas quatro pilotos, Verstappen, Leclerc, Norris e Ocon conseguiram marcar tempo com os novos Soft.
  • Pista molhada na Sprint Race, quando o pelotão partiu na volta de apresentação, apenas Valtteri Bottas havia colocado Médios em seu Alfa Romeo, uma decisão da qual ele se arrependeu e voltou aos boxes para colocar os mesmos Intermediários do resto do pelotão. Em termos de uso de pneus, a corrida de 24 voltas proporcionou um cenário muito interessante, pois várias estratégias foram adotadas entre as equipes.
  • O grupo da frente optou por manter os intermediários a corrida toda, contando com a vantagem construída nas primeiras voltas. A medida que uma linha seca surgia, os que estavam mais atrás e fora dos pontos apostaram na mudança para os slicks. O mais corajoso foi George Russell que parou na volta 15 para mudar para os Soft, uma jogada que foi recompensada com o oitavo lugar.
  • Outra exibição boa exibição foi de Nico Hulkenberg. Largando em quarto, o alemão ficou em segundo por muito tempo, antes de cair gradativamente. Ele parou na volta 17 quando estava em sexto para colocar um conjunto de Medium, valei o esforço, ele recuperou as posições perdidas na parada chegando em sexto e de quebra marcou a volta mais rápida da Sprint Race.

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Foi um dia muito interessante, o clima criou uma mistura de diferentes situações e opções disponíveis que muitas vezes tornam as corridas de Fórmula 1 mais incertas e espetaculares. Já havíamos visto isso no Sprint Shootout, mas ficou ainda mais evidente na Sprint Race, em que várias posições mudaram na parte final. Por exemplo, os dois Aston Martin fizeram todas as 24 voltas com intermediários, Hulkenberg começou nos intermediários e trocou para os médios a sete voltas do fim, eles terminaram com apenas um segundo de diferença, mostrando que ambas as escolhas eram válidas. Acho que podemos dizer que o formato Sprint está realmente adicionando ainda mais espetáculo à Fórmula 1. Do ponto de vista do pneu, hoje nos permitiu realizar uma análise ainda mais profunda sobre o tópico muito importante do ponto de passagem dos pneus de chuva para os secos. Esse ponto de cruzamento estava em 112% do tempo de referência. Onze pilotos optaram por esta estratégia, embora nem todos tenham escolhido o mesmo composto, com cinco optando pelo Médio e seis pelo Macio. Adquirimos muitos dados que serão muito úteis para nós e também para as equipes. Como previsto, a chuva fez o seu papel, espera-se que a corrida seja com tempo seco e temperaturas mais altas, embora não ao nível que vimos no FP1. Com apenas uma sessão de treinos livres, não há muitos dados disponíveis para produzir uma análise extensa do comportamento do pneu a longo prazo, mas achamos que o Soft não será usado, a escolha se resume ao Medium e ao Hard. No papel, a estratégia mais rápida parece ser duas paradas, começando no Médio, passando para o Duro e depois voltando para o Médio. Uma parada (Medium-Hard) também pode ser competitiva, mas olhando como foi a corrida do ano passado, é uma opção menos atraente que fazer duas paradas. Em nome da Pirelli, gostaria de oferecer nossas condolências pela morte de Dilano Van't Hoff, ele faleceu após um acidente na corrida do European Championship Formula Regional em Spa-Francorchamps. É uma tragédia, que mais uma vez nos lembra que corrida pode ser um esporte cruel e que a segurança deve ser sempre um imperativo para todos os envolvidos".