Pneus mais macios para a etapa canadense

Texto e fotos: Pirelli

Os pneus e a pista

  • Para o GP do Canadá os compostos escolhidos são C3 como White Hard, C4 como Yellow Medium e C5 como Red Soft.
  • O circuito Gilles Villeneuve é uma pista semipermanente de 4.361 metros, construída na ilha artificial de Notre Dame, no meio do rio São Lourenço, perto de Montreal. Fora do GP, é usado como uma instalação de lazer para ciclismo, patinação e caminhadas.
  • O primeiro GP realizado nesta pista foi em 1978, com vitória de Gilles Villeneuve. A pista foi rebatizada em memória do piloto canadense poucas semanas após sua trágica morte em 1982.
  • A corrida tem 70 voltas, são seis curvas à esquerda, oito à direita e três retas, incluindo uma muito longa. A velocidade média é relativamente baixa, graças às frequentes mudanças de direção causadas pela sucessão de curvas, com frenagens contínuas.
  • O composto mais macio costuma ser usado apenas na classificação, como foi no ano passado, apenas os compostos médios e duros foram usados na corrida. A estratégia preferida pela maioria dos pilotos era de duas paradas, mas alguns optaram por uma com stint inicial muito longo no Hard, especialmente aqueles que largaram na parte de trás do grid.
  • Com base nos dados do ano passado, o tempo médio gasto em um pitstop é de 18,5s, apesar dos mais de 400 metros de pitlane. Os pilotos que entram nos boxes cortam a última chicane e pulam a primeira curva, com a saída dos boxes já na curva 2.

Mario Isola – Diretor de Motorsport: "O GP do Canadá é tradicionalmente um dos mais espetaculares do calendário, repleto de incidentes e surpresas graças a uma pista que oferece muitas oportunidades de ultrapassagem, mas não aceita erros. Como costuma acontecer neste tipo de circuito, trouxemos os três pneus mais macios da gama tal como no ano passado. Esperamos que o C5 seja usado principalmente para a classificação, enquanto o C4 e o C3 devem ser os favoritos para a corrida. O asfalto é bastante liso neste circuito de rua semipermanente não amplamente utilizado, o que significa que provavelmente veremos um alto grau de evolução da pista no fim de semana. Em uma pista sem curvas de alta velocidade, os principais fatores são tração saindo de curvas lentas, estabilidade em frenagem e agilidade ao mudar de direção. Outro elemento importante a considerar é o clima. As condições podem mudar rapidamente, não apenas de úmido para seco, mas também com variações acentuadas na temperatura. No ano passado, a temperatura do asfalto durante a classificação foi de 17º enquanto na corrida chegou a 40º".