Verstappen vence de ponta a ponta, iguala o número de vitórias de Ayrton Senna e entra definitivamente pra história da Red Bull

Texto e fotos: Pirelli

Melhores Momentos do pneu na corrida

  • Max Verstappen venceu o GP do Canadá, foi sua 41ª vitória na categoria, isso o coloca empatado com Ayrton Senna em quinto lugar na lista de vencedores de todos os tempos, o recordista é Lewis Hamilton com 103.
  • Esta foi também a 100ª vitória da Red Bull em 355 largadas, a primeira foi em 19 de abril de 2009, quando Sebastian Vettel venceu na China. A Red Bull é a quinta equipe a chegar a 100 vitórias em uma categoria, em primeiro está a Ferrari com 242, seguida pela McLaren com 183, Mercedes com 125 e Williams com 114.

  • Dos dez primeiros colocados, seis pararam duas vezes e apenas quatro fizeram uma parada, o segundo pit stop de Perez, a duas voltas do final, foi realizado apenas para permitir que ele conquistasse o ponto extra pela volta mais rápida na corrida.
  • 16 pilotos optaram largar com os médios, Perez, Bottas e Magnussen escolheram o duro e apenas Gasly preferiu os macios.
  • Como esperado, o C5 foi o composto menos utilizado na corrida com apenas 12 voltas, dez delas no primeiro stint de Gasly e duas com Perez no final da corrida.
  • O composto mais utilizado foi o C3 com 70,4% das voltas, um número significativo de 28,7% foi do C4.

  • Em duração de stint, o destaque veio de Albon com 58 voltas em um conjunto de Hard, ele terminou em um impressionante sétimo lugar. Leclerc fez o stint mais longo com os Medium, com 39 voltas.

Como se comportou cada composto

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Foi uma corrida muito interessante, a mais equilibrada até agora nesta temporada, quatro pilotos de quatro equipes diferentes terminando com menos de 20s de diferença. A previsão que a estratégia de duas paradas era a melhor opção foi confirmada, os três primeiros seguiram por esse caminho, cada um administrou de maneira diferente. No entanto, uma parada revelou-se uma alternativa válida, como demonstraram os pilotos da Ferrari, eles rodaram mais da metade da corrida com os Médios sem degradação significativa. As temperaturas foram mais baixas e isso contribuiu para reduzir o risco de superaquecimento dos pneus. Outro fator que teve um papel importante no gerenciamento foi o fato da pista ter emborrachado muito rápido durante a corrida, apesar de inicialmente estar muito suja depois de ter chovido quase todo o sábado. Foi uma honra para mim, em nome da Pirelli, entregar o troféu de construtores a Adrian Newey, alguém que tanto contribuiu para a história da equipe e do esporte no mesmo dia em que a Red Bull festejou a sua 100ª vitória".

Campeonato