O premiado compacto elĂ©trico da montadora francesa Ă© ideal para quem vive na cidade e nĂ£o roda muito

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Renault

A tecnologia sempre surpreende quando se tem um aparelho que precisa de uma tomada para funcionar, isso nĂ£o Ă© diferente com o carro elĂ©trico. A febre que tomou conta do mundo transformou a mobilidade eletrificada no atual objeto de desejo de quem ainda gosta de dirigir automĂ³vel, mas Ă© um novo conceito em todos os sentidos, a herança dos Ă  combustĂ£o Ă© sĂ³ a casca, atĂ© o modo de dirigir Ă© outro.

Sim, tudo muda quando se fala nesse tipo de veĂ­culo, desde o hĂ¡bito de acelerar sempre fundo quando abre o sinal atĂ© a preocupaĂ§Ă£o de se ter uma tomada prĂ³xima na garagem para “abastecer” durante a noite, nĂ£o Ă© mais km/l, Ă© kw/h! Foi pensando nisso que a Renault lançou o Kwid E-Tech, um produto desenvolvido para que os brasileiros tenham acesso mais fĂ¡cil a um veĂ­culo 100% elĂ©trico.

O motor de 48 kW (equivale a 65 cv) com torque de 11,5 kgfm Ă© alimentado por uma bateria de 26,8 kWh, a autonomia Ă© de 298 km em ciclo urbano no modo de conduĂ§Ă£o ECO (limita a potĂªncia em 33 kW, a velocidade em 100 km/h, deixa a frenagem regenerativa mais atuante), o “cĂ¢mbio”, um botĂ£o com trĂªs posições: frente, neutro e rĂ©. É aconselhĂ¡vel aprender um novo jeito de dirigir, acelerar progressivamente, entender que, freando, a regeneraĂ§Ă£o pode aumentar a autonomia, que cada equipamento que vocĂª liga estĂ¡ gastando a preciosa energia e rodar com os vidros abertos sĂ³ em caso de extrema necessidade.

A dirigibilidade do Kwid E-Tech Ă© muito mais prazerosa que de seu irmĂ£o Ă  combustĂ£o, principalmente pela quase total ausĂªncia de barulho, as viagens sĂ£o marcadas pelo vento quando se abre as janelas ou o som do rĂ¡dio, quando ligado. Nas largadas nos semĂ¡foros, se pisar fundo, vai embora sem constrangimento, a potĂªncia Ă© despejada de forma imediata nas rodas, a sensaĂ§Ă£o Ă© dos carros de montanha russa quando descem do ponto mais alto.

O Kwid E-Tech tem os mais modernos itens de segurança de carros tĂ©rmicos, freios ABS com BAS, ESP, HSA, seis airbags, alerta de pressĂ£o de pneus, DRL em LED, direĂ§Ă£o elĂ©trica, ar-condicionado, todos os vidros elĂ©tricos, Media Evolution com touchscreen de 7” com Apple CarPlay e Android Auto e o exclusivo sistema AVAS (Acoustic Vehicle Alert System) o carro emite um sinal sonoro de alerta para pedestres e Ă© encontrado sĂ³ nos modelos elĂ©tricos Renault.

A avaliaĂ§Ă£o do modelo foi somente na cidade de SĂ£o Paulo, atĂ© porque se trata de um carro urbano pelo tamanho e autonomia. NĂ£o precisei recarregar, durante a semana que rodei com o Kwid E-Tech recuperei a energia de forma eficiente, rodei 90 km e devolvi com 74% da carga (Ă© o marcador que deve ser monitorado!) e se continuasse nessa proporĂ§Ă£o, talvez eu passasse de 300 km de autonomia sem precisar carregar.

O preço inicial de R$ 149.990 ainda Ă© salgado, mas dĂ¡ para fazer assinatura no Renault on Demand, vocĂª pode montar e conhecer todos os detalhes AQUI, o Kwid E-Tech jĂ¡ nasceu premiado, foi eleito o melhor “Carro 100% ElĂ©trico” pela Abiauto e abre caminho para novas aventuras que podem começar na tomada de casa.