Verstappen vence no principado de ponta a ponta e abre ótima vantagem no campeonato

Texto e fotos: Pirelli

Melhores Momentos do pneu na corrida

  • Max Verstappen venceu o GP de Mônaco com Fernando Alonso em segundo e Esteban Ocon em terceiro, todos terminaram a corrida com o Green Intermediate. Como no ano passado, todos os compostos foram usados, os três tipos de slick e os dois para pista molhada, incluindo o novo Blue Full Wet.
  • Como sempre, em Mônaco a qualificação é decisiva para o resultado da corrida, os três primeiros do grid terminaram a corrida na mesma ordem de largada, Charles Leclerc originalmente se classificou em terceiro à frente de Ocon, mas recebeu uma penalidade de três posições no grid.
  • Verstappen e Ocon começaram com Yellow Medium com a intenção de mudar para o White Hard no fim da prova, mas com a chegada da chuva Max passou direto para o Intermediate. Alonso largou com o composto Hard, parou para trocar pelo Medium por apenas uma volta, fez novo pit para trocar pelo Intermediate.

  • Metade das equipes dividiram suas estratégias, Mercedes, Alpine, McLaren, Alfa Romeo e Haas equiparam os carros com compostos diferentes. O único piloto a largar com Red Soft foi Guanyu Zhou, ele parou depois da primeira volta para colocar o Hard, Nico Hulkenberg e Sergio Perez largaram com Medium e fizeram a troca também após uma volta.
  • A chuva começou a cair há 25 voltas do final da corrida entre as curvas 4 e 8. Valtteri Bottas foi o primeiro colocar o Intermediate, Kevin Magnussen foi o último, ele optou pelo Full Wet.
  • O novo Blue Full Wet, que deveria estrear no GP de Emília-Romanha, foi usado pelos dois pilotos da Haas e por Perez, esse é o primeiro pneu que não requer o uso de aquecedores.
  • Bottas fez o melhor tempo com o Intermediate marcando 1m24.637s na volta 76 e Hulkenberg com o Full Wet com 1m32.994s na volta 72. Lewis Hamilton fez a volta mais rápida da corrida com 1m15.650s com o Hard na 33, com Medium a melhor foi de Leclerc com 1m15.773s na 46 e Magnussen fez o stint mais longo, usando os Hard por 56 voltas.
  • A chuva fez com que as temperaturas do asfalto caíssem drasticamente de 41°C para 27°C enquanto a temperatura ambiente oscilou entre 28 e 23°C.

Como se comportou cada composto

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "O fim de semana de Mônaco foi repleto de emoções, tanto para quem assistiu a corrida no local como quem acompanhou pela TV e internet. Há um ano, todos os cinco tipos de pneus foram usados assim como nessa etapa, o novo pneu para piso molhado, que não requer cobertores, finalmente fez sua estreia. As primeiras impressões de seu desempenho parecem estar de acordo com as expectativas, embora não se pode comparar Mônaco com qualquer outro lugar. Quando estava seco, a corrida era um jogo de xadrez entre os que largavam nos médios e os que optavam pelos duros, apenas Guanyu Zhou usou os macios. Como costuma acontecer em Mônaco, foi uma questão de ver quem tirava o melhor proveito do trafego para encontrar o momento certo e fazer a troca, mas com a chegada da chuva, que todos sabiam que vinha mas ninguém esperava que fosse tão forte, resultou em uma corrida extremamente difícil de gerenciar sem cometer erros. O primeiro stint com os médios foi muito mais longo do que esperado, Verstappen fez 55 voltas neste composto, os dois pilotos da Alpha Tauri 53 e Lando Norris 50".

Campeonato