Os três compostos mais macios para o GP mais imprevisível
Texto e fotos: Pirelli
Os pneus e a pista
- Os compostos mais macios irão para a pista em Mônaco: C3 como White Hard, C4 como Yellow Medium e C5 como Red Soft;
- A extensão total da pista é de 3.337 metros, em 68 corridas realizadas o maior vencedor é Ayrton Senna, com exceção em 1988, ele cruzou a linha de chegada na frente seis vezes, todas entre 1987 e 1993;
- Mônaco tem a menor velocidade média de volta em todo o campeonato, em torno de 150 km/h;
- Há pouca aderência e desgaste limitado em Mônaco, os compostos mais macios oferecem bom nível quando se trata de tração, mas a aderência mecânica é limitada, isso não impede algumas derrapadas, fator determinante na granulação superficial.
- Todos os tipos de pneus trazidos foram usados no clima variável do GP no ano passado, o Blue Full Wet, o Green Intermediate e todos os slicks. Com pista seca, a corrida é quase sempre de uma parada, mas no ano passado a maioria parou três vezes.
- Os novos Blue Full Wet, que não precisam de mantas de aquecimento, deveriam ter feito sua estreia em Ímola, mas agora podem estrear em Mônaco e serem usados no restante da temporada.
Mario Isola – Diretor de Motorsport: "Estamos indo para um GP de Mônaco um pouco diferente do que esperávamos. Deveria ter sido a segunda corrida de uma rodada tripla europeia, mas, em vez disso, será a primeira, devido ao cancelamento de Ímola. As imagens de devastação ainda estão frescas em nossas mentes e queremos expressar mais uma vez nossa solidariedade às famílias das vítimas, bem como a todos aqueles que sofreram perdas tão grandes. Mônaco escreveu seu próprio capítulo na história da Fórmula 1. As características deste circuito único, em grande parte inalterado há mais de 60 anos, fazem dele um GP imprevisível, que muitas vezes gerou surpresas. Nenhuma outra pista pode permitir que um piloto compense quaisquer deficiências técnicas de seu carro da mesma maneira, e apenas um incidente pode abalar as coisas completamente. A dificuldade de ultrapassagem às vezes pode prejudicar o espetáculo da corrida, mas isso só torna a classificação de sábado ainda mais emocionante, já que a posição no grid assume uma importância particular para o resultado final no domingo. Como costuma acontecer nos circuitos de rua, a Pirelli indicou os pneus mais macios da gama. Uma das peculiaridades de Mônaco é o fato de que a pista é aberta ao tráfego normal todas as noites, o que significa que é muito difícil para a borracha se acumular no traçado de corrida, tornando a superfície ainda mais escorregadia. Com a não realização da etapa de Ímola, Mônaco agora pode se tornar a estreia do novo Cinturato Blue para piso totalmente molhado, sem mantas de aquecimento de pneus, obviamente dependendo das condições climáticas, outro fator aleatório potencial neste fim de semana".
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