O premiado SUV da Fiat Ă© um dos melhores modelos fabricados no Brasil
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Stellantis
Antigamente os nossos pais e avĂ³s viviam dizendo que "nĂ£o se deve comprar um carro logo que Ă© lançado, ele vai ter muitos problemas que serĂ£o corrigidos na geraĂ§Ă£o seguinte". AtĂ© o fim dos anos 90 pode atĂ© ser, mas com a chegada do novo milĂªnio e a utilizaĂ§Ă£o de novas tecnologias, tanto de material quanto de montagem, eliminaram de vez essa mĂ¡xima que tinha lĂ¡ sua razĂ£o de ser.
A Fiat, que faz parte da Stellantis, levou muito a sĂ©rio essa coisa de usar o melhor e fazer bem feito, lançou um modelo que, sinceramente, nĂ£o sei se Ă© um SUV com cara de SedĂ£ ou um SedĂ£ com jeito de SUV, o que sei Ă© que, durante uma semana eu pude andar com um dos melhores automĂ³veis fabricados no Brasil. NĂ£o Ă© a toa que o Fastback Limited Edition foi o vencedor, sem concorrentes, do mais importante trofĂ©u do ano, o PrĂªmio Abiauto, sĂ³ ganha quem merece e nĂ£o quem agradece.
A montadora fez questĂ£o de chamar o modelo de SUV CoupĂ©, faz sentido, afinal de contas ele reĂºne o que existe de melhor nas duas categorias, o desenho fluido e imponente tem a coluna C inclinada e o teto mergulha em direĂ§Ă£o Ă traseira. Na frente lembra muito um esportivo com a grade no formato de colmeia e farĂ³is Full LED, na traseira lanternas de LED, completa o conjunto rodas de liga leve.
Minha avaliaĂ§Ă£o foi feita com o modelo topo de linha, a mecĂ¢nica do Fastback Limited Edition tem motor Turbo 270 Flex com 185 cv de potencia e 270 Nm de torque Powered by Abarth, vai de 0 a 100 km/h em 8,1s, tem trĂªs modos de direĂ§Ă£o (Normal, Manual e Sport) e transmissĂ£o automĂ¡tica de 6 marchas. É um carro muito gostoso de dirigir, tanto na cidade quanto na estrada, estava abastecido com Etanol e isso faz com que o desempenho seja mais arrojado.
Na cidade eu andei sempre com duas pessoas a bordo e ar-condicionado ligado, mesmo com as grandes variações de velocidade em vias, o desempenho seguro e o conforto interno, incluindo o Ă³timo isolamento acĂºstico, sĂ£o proporcionais ao consumo nada exagerado. Com dados do computador de bordo, fiz a mĂ©dia de 8,1 km/l, muito bom pelo tamanho e desempenho.
O Fastback Limited Edition nĂ£o economizou na eletrĂ´nica e conectividade, Ă© equipado com central multimĂdia de 10,1 polegadas com o Fiat Connect////Me, com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. O sistema permite acesso a todas as informações do carro, como diagnĂ³sticos e localizaĂ§Ă£o do veĂculo pelo smartphone, smartwatch ou atravĂ©s de um assistente pessoal como Alexa ou Google Assistant, Ă© possĂvel fazer o agendamento da revisĂ£o e outros serviços na concessionĂ¡ria diretamente pelo app My Uconnect.
Em rodovia nota-se a grande diferença entre o Fastback Limited Edition os outros SUVs fabricados no Brasil. A tocada Ă© firme e segura, nĂ£o se sente o desequilĂbrio normal de um modelo com carroceria mais alta, os recursos eletrĂ´nicos e o desenho do veĂculo ajudam a manter o carro sempre nas mĂ£os em qualquer situaĂ§Ă£o, com mais ou menos velocidade. Ele Ă© equipado com ADAS (sistemas avançados de assistĂªncia Ă direĂ§Ă£o: frenagem automĂ¡tica de emergĂªncia, alerta de mudança de faixa e a comutaĂ§Ă£o automĂ¡tica dos farĂ³is), funĂ§Ă£o TC+ (melhor frenagem em baixa aderĂªncia) e controle de estabilidade. O impacto na economia de combustĂvel Ă© grande, mesmo na velocidade de 120 km/h na Rodovia dos Bandeirantes em direĂ§Ă£o Ă JundiaĂ, o consumo ficou, segundo o computador de bordo, em Ă³timos 10,3 km/l, com todo conforto e segurança que ele proporciona.
Com preço inicial sugerido de R$ 160.990, o Fastback Limited Edition Powered by Abarth mostra todos os detalhes para vocĂª conferir AQUI, sĂ£o 5 cores para escolher, 3 anos de garantia, Kit de Opcionais e AcessĂ³rios, personalizaĂ§Ă£o, Test Drive e a certeza que vocĂª nĂ£o sĂ³ vai se encantar com a novidade como tambĂ©m vai entender porque os mais importantes jornalistas do setor elegeram o SUV CoupĂ© o melhor de 2022 e acabar de uma vez com a ideia de que modelo novo precisa de tempo para ser perfeito, esse jĂ¡ Ă©!
0 ComentĂ¡rios