Perez vence em Baku em mais uma dobradinha da Red Bull no ano

Texto e fotos: Pirelli

Melhores Momentos do pneu na corrida

  • Sergio Perez liderou a dobradinha da Red Bull no circuito de rua de Baku pelo segundo ano consecutivo, seguido por seu companheiro de equipe Max Verstappen. Charles Leclerc foi pole pelo terceiro ano consecutivo e terminou em terceiro, é o primeiro pódio da Ferrari no ano.
  • As estratégias foram influenciadas por um safety car nas primeiras voltas da corrida. A maioria dos pilotos, incluindo os que terminaram no pódio, trocaram os pneus médios pelos duros entre as voltas 9 e 11. Quase todos receberam a bandeirada com o pneu duro e estabeleceram suas melhores voltas nos minutos finais, os pneus e os tempos ficavam mais rápidos mesmo com longas passagens.

  • A confiabilidade do pneu duro em Baku foi destacada por Nico Hulkenberg e Esteban Ocon, ambos largaram do pit lane com o Hard e terminaram a corrida com o Soft, trocando a apenas duas voltas e uma volta para o fim, respectivamente. O francês completou 50 voltas, praticamente toda a corrida, com o mesmo jogo de Hard.
  • A volta mais rápida com o pneu duro foi de Verstappen (1m44.232s), o mais rápido com o médio foi Valtteri Bottas (1m46.304s), ele fez o stint mais longo neste composto com 16 voltas. A volta mais rápida da corrida foi a última e conquistada por George Russell, ele trocou para o pneu macio uma volta antes para buscar o ponto adicional.
  • Houve apenas uma neutralização, na volta 11, De Vries tocou o muro e obrigou a entrada do safety car. Alguns pilotos já haviam parado mais cedo, incluindo Verstappen, que trocou os pneus segundos antes da entrada, mas a maioria das equipes usou para fazer um pit stop com os dois pilotos.
  • Apenas três pilotos escolheram o duro no início, De Vries que era o último no grid, além de Ocon e Hulkenberg. Ocon, Hulkenberg e Russell foram os únicos pilotos a usar o macio na corrida.
  • Bottas fez várias visitas ao pit. Começou no médio, mudou para duro na volta seis, voltou novamente para o duro sob o safety car. A 16 voltas do fim mudou para os médios, ele foi o único piloto a terminar a corrida com esse composto.

  • As temperaturas foram semelhantes às de sábado, em torno de 25º a 28º com temperatura da pista chegando a 44º logo após a largada.

Como se comportou cada composto

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Do início ao fim, esta foi uma corrida intensa. Como esperávamos, quase todos os pilotos escolheram um stint inicial no Yellow Medium antes de passar para o White Hard, apenas que largaram do pit lane, Esteban Ocone e Nico Hulkenberg e o do final do grid. Nyck De Vries optou por fazer um longo stint com o pneu Hard antes de passar para o Soft na esperança de um safety car durante os estágios finais. Com poucos dados de longo prazo para recorrer, que foram coletados principalmente durante a Sprint de ontem, havia mais algumas incógnitas do que o normal para o GP de hoje. Estamos satisfeitos que o pneu duro não apenas tenha mostrado um bom nível de confiabilidade, com algumas voltas de 300 km/h, mas também permitiu que os pilotos forçassem o quanto quisessem. Prova disso mesmo foi a espetacular troca de voltas mais rápidas entre os quatro primeiros, todos de equipes diferentes, o que reforça ainda mais a versatilidade deste composto. O fato do melhor tempo entre eles (1m44.232s de Verstappen) ter sido 1,8 segundos mais rápido que do ano passado é significativo. O médio, sobre o qual todos tinham um pouco mais de informação em relação ao duro, apresentou desempenho de acordo com as expectativas, sofreu menos granulação graças a aderência extra oferecida pelo novo asfalto".

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