- Baseada no Livro IV da Eneida, a ópera foi composta em 1688 e é considerada uma das grandes obras do barroco inglês;
- Montagem inédita tem direção cênica de William Pereira e direção musical de Luis Otavio Santos que comanda a Orquestra do Theatro São Pedro. As récitas acontecem nos dias 09, 10, 11 e 12 de março.
Texto e fotos: Theatro São Pedro
O Theatro São Pedro, instituição do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura, abre a temporada 2023 no dia 09 de março com a estreia da ópera Dido e Eneas do compositor Henry Purcell (1659-1695). Considerada uma das grandes obras do barroco inglês, a ópera foi composta em 1688 e se baseia no Livro IV da Eneida do poeta romano Virgílio, que narra a trágica história de amor entre Dido, a Rainha de Cartago, e Enéias, herói troiano.
A montagem inédita do Theatro São Pedro tem direção musical de Luis Otavio Santos, especialista em música antiga e que comanda a Orquestra do Theatro São Pedro, e a direção cênica é de William Pereira. A dupla foi responsável pela direção da ópera barroca Alcina, de Händel, que subiu ao palco do Theatro São Pedro em 2018. Luís Fernando Bongiovanni assina a coreografia, Giorgia Massetani o cenário, Caetano Vilela a iluminação, Olintho Malaquias o figurino e Tiça Camargo o visagismo. O elenco é formado pela soprano argentina Maria Cristina Kiehr (Dido/Elissa) Marilia Vargas (Belinda), Johnny França (Eneas/Phoebus), Homero Velho (Feiticeira/Spring), Daiane Scales (Primeira bruxa), Ludmila Thompson (Segunda bruxa/Segunda mulher) e Jabez Lima (Marinheiro). As récitas acontecem nos dias 09, 10, 11 e 12 de março.
Libreto de Nahum Tate
Orquestra do Theatro São Pedro
- Luis Otavio Santos, direção musical, violino e cravo
- William Pereira, direção cênica
- Marilia Vargas, regente coral
- Luís Fernando Bongiovanni, coreografia
- Giorgia Massetani, cenografia
- Caetano Vilela, iluminação
- Olintho Malaquias, figurino
- Tiça Camargo, visagismo
Elenco
- Maria Cristina Kiehr (Dido/Elissa)
- Marilia Vargas (Belinda)
- Johnny França (Eneas/Phoebus)
- Homero Velho (Feiticeira/Spring)
- Daiane Scales (Primeira bruxa)
- Ludmila Thompson (Segunda bruxa/ Segunda mulher)
- Jabez Lima (Marinheiro)
Récitas: 9, 10, 11 e 12 de março - quinta a sábado às 20h, domingo às 17h
Ingressos: Inteira e meia
Classificação indicativa: 14 anos
0 Comentários