Verspappen vence e Perez é o segundo, a Red Bull abre o ano dando as cartas

Texto e fotos: Pirelli

Melhores Momentos do pneu na corrida

  • A Red Bull fez dobradinha na corrida de abertura da temporada de 2023, o GP do Bahrein foi vencido por Max Verstappen, ele, Sergio Perez e Fernando Alonso, que formaram o pódio, usaram os Hard no stint final.

  • As condições da corrida foram muito semelhantes às vistas na qualificação, com 30° na pista e quase nenhum vento.

  • Todas as equipes pararam pelo menos duas vezes. As opções de pneus variaram nos stints centrais, a maioria terminou a corrida com compostos Hard. Quatro equipes aproveitaram um Virtual Safety Car para fazer o terceiro pit stop para o pneu Soft, desses, apenas Pierre Gasly somou pontos, ele terminou em nono.
  • Red Bull e Ferrari, que lutaram pelas primeiras posições durante boa parte da corrida, optaram por estratégias diferentes. Ambas começaram com Soft, a Red Bull continuou com os macios no segundo stint, enquanto a Ferrari optou pelos duros. As equipes então escolheram o Hard para o stint final.
  • Guanyu Zhou fez a volta mais rápida da corrida (1m33,996s) com o pneu soft, mas não marcou o ponto extra pois estava fora do top 10. A volta mais rápida com o novo pneu Hard foi de Alonso que fez 1m36.156s.

Como se comportou cada composto

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "As estratégias de corrida funcionaram conforme o esperado no primeiro GP da temporada. Todas as equipes pararam pelo menos duas vezes e vimos várias opções diferentes no segundo e terceiro stints. O composto principal hoje foi o novo White hard C1, que funcionou exatamente como previsto, com desempenho em linha com os dados coletados nos últimos dias, bem como durante os testes de pré-temporada. O Red Soft C3 apresentou menos degradação que o indicado pelos dados anteriores, provavelmente influenciado pela evolução da pista. Parabéns Red Bull por escolher uma estratégia alternativa única que ajudou a fazer a dobradinha".

Campeonato