O longa trĂ¡s de volta o gĂªnero thriller policial, com muito texto, cigarros e feromĂ´nios
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Diamond Films
Quase na metade do sĂ©culo XX, um gĂªnero tomou conta dos cinemas, sempre baseado em livros, o Noir surgiu como caracterĂstica dos filmes de personagens dĂºbios, histĂ³rias investigativas e intrincadas, femme fatales e uma visĂ£o pessimista da sociedade, tinham muito mais texto que aĂ§Ă£o, foi aĂ tambĂ©m que surgiu a expressĂ£o “pra pensar depois em casa”.
O uso do branco e preto na captaĂ§Ă£o facilitava as coisas, principalmente se a narrativa fosse Ă sobra da noite, em lugares mal iluminados e claro, a brasa de um cigarro aceso. Vez ou outra esse gĂªnero ressuscita, nĂ£o com o mesmo charme nem a Ă³tima tĂ©cnica que era empregada, mas tentando modernizar algo que nĂ£o precisa ser modernizado, seria como comprar um carro dos anos 60 e querer instalar administraĂ§Ă£o eletrĂ´nica de combustĂvel, nĂ£o rola.
Estreia nos cinemas brasileiros Sombras de um Crime (Parallel Film Productions; Hills Productions AIE; Davis-Films; H2L Media Group; Nickel City Pictures; Storyboard Media; Diamond Films), um filme que tem roteiro muito bem elaborado (Ă© baseado em livro) e uma enorme entrega dos atores para com seus personagens.
O script foi feito a quatro mĂ£os, William Monahan e Neil Jordan, que tambĂ©m dirige a trama ambientada nos anos 1930 em Bay City. Philip Marlowe (Liam Neeson) Ă© contratado para encontrar o ex-amante de Clare Cavendish (Diane Kruger), filha da estrela do cinema Dorothy Quincannon (Jessica Lange) e se envolve em uma sĂ©rie de eventos perigosos. A direĂ§Ă£o de Jordan nĂ£o tem a mesma densidade que ele apresentou em trabalhos anteriores, mesmo nas cenas mais brutas, as ações sĂ£o mais contemporizadas.
O que deixa a desejar Ă© aquilo que citei no começo, tentar modernizar o que nĂ£o deve, isso acaba causando estranheza. O tom Noir da trama ficou levemente amarelado tanto na captaĂ§Ă£o quanto na geraĂ§Ă£o da Noite Americana, nĂ£o sei se o espanhol Xavi GimĂ©nez se deixou levar na concepĂ§Ă£o pelos antepassados espanhĂ³is. A montagem de Mick Mahon tem ritmo lento, mas nĂ£o deixa escapar o eixo central, ela Ă© ajudada pela trilha de David Holmes, que tem Ă³timos momentos.
Durante os 109 minutos de exibiĂ§Ă£o, Sombras de um Crime vai te levar por um Ă³timo caminho por conta das atuações brilhantes de seu vasto e grandioso elenco, a aventura policial de suspense deve ser conferida apenas por maiores de 16 anos com um detalhe, vocĂª vai conhecer um Liam Neeson mais fumante e menos atleta, aproveite!
0 ComentĂ¡rios