Novo C1 da Pirelli faz sua estreia no Bahrein
Texto e fotos: Pirelli
Os pneus e a pista
- O novo C1 faz sua estreia na primeira corrida da temporada. Este ano, a Pirelli expandiu a gama de compostos disponíveis para seis, três ainda são escolhidos para cada corrida. O novo composto C1 preenche a lacuna entre o C0 mais duro (usado como o C1 em 2022) e o C2, que permanece inalterado em relação ao ano passado.
- No GP do Bahrein, C1 será o P Zero White Hard, C2 será o P Zero Yellow Medium e C3 será o P Zero Red Soft. As equipes terão à sua disposição dois jogos de pneus duros, três conjuntos de médios e oito conjuntos de macios por carro, bem como a alocação usual de pneus Cinturato de chuva, tanto os intermediários quantos os de chuva pesada.
- O Circuito Internacional do Bahrein apresenta alguns dos asfaltos mais abrasivos do ano, enquanto a pista, composta por curvas de baixa a média velocidade, coloca principalmente demandas de tração e frenagem nos pneus. O layout também requer um bom nível de estabilidade na parte traseira do carro.
- A ampla gama de temperaturas é um fator a ser levado em consideração. A do asfalto pode chegar a 45º durante o dia, caindo pelo menos 15º à medida que a noite cai. O FP2, a classificação e a prova começam todas às 18h e serão, portanto, disputadas em condições muito diferentes das demais sessões, que decorrem ao início da tarde.
- O GP do Bahrein acontece em um circuito cercado pelo deserto de Sakhir. O vento às vezes pode soprar areia para a pista, afetando os níveis de aderência durante as sessões. As corridas de apoio incluem Fórmula 2 e Fórmula 3, com a borracha resultante influenciando a evolução da pista.
- A degradação dos pneus será um fator-chave na hora de decidir a estratégia. Na temporada passada, todos os pilotos, exceto um, pararam três vezes (em vez do esperado de duas paradas) devido a um Safety Car no final da corrida. O vencedor foi Charles Leclerc que realizou seus dois primeiros stints no Soft, antes de trocar para o Medium. O SC permitiu-lhe colocar o Soft de volta para o stint final até à bandeirada, à frente do seu companheiro de equipe Carlos Sainz.
Mario Isola – Diretor de Motorsport: "A primeira corrida do campeonato será um importante banco de testes para validar todo o trabalho de desenvolvimento que realizamos no ano passado, o que nos permitiu melhorar ainda mais a estrutura dos pneus e introduzir um novo composto. Nosso mais recente C1 fará sua estreia no Sakhir, um composto totalmente novo baseado no C2 do ano passado, mas que nos permite reduzir a diferença de desempenho entre os mais duros da gama. Esperamos que seja uma opção válida para a corrida deste fim de semana. O 'undercut' é muitas vezes fundamental para o GP do Bahrein, por isso será interessante ver como as equipes fazem uso desse novo elemento no trio de compostos nomeados para Sakhir".
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