Resultados finais dos testes
Texto e fotos: Pirelli
Os testes de pré-temporada foram concluídos no circuito de Sakhir, no Bahrein, que sediará o primeiro GP da temporada de 2023 já na próxima semana. A Pirelli colocou toda a gama P Zero à disposição das equipes, foram seis diferentes compostos slick bem como os Cinturato Intermediates e os Full Wets, além de um protótipo C3 produzido na fábrica da Turquia. Todas as equipes puderam rodar com 30 conjuntos de pneus slick e dois conjuntos de protótipos por carro, com pressão mínima de 21 psi na frente e 18,5 psi na traseira. Mantas de pneu foram utilizadas a 70°C, com tempo máximo de aquecimento de duas horas.
O piloto mais rápido ao longo dos três dias foi Sergio Perez com o composto C4, o segundo foi Lewis Hamilton com composto C5 e Valtteri Bottas foi o terceiro no mesmo C5. O tempo mais rápido do ano passado foi 1,9 segundos mais lento que este ano, usando o C4 de especificação 2022.
No último dia as equipes descobriram como gerenciar melhor a degradação nos stints mais longos em comparação com os dias anteriores. As temperaturas da pista atingiram pico de 44º antes de cair para 27º à noite, permitindo que os tempos de volta caíssem ainda mais. Elas mantiveram-se constantes ao longo de todos os dias de testes e não afetaram negativamente a performance. O piloto mais rápido no primeiro dia foi Max Verstappen, quando as equipes se concentraram principalmente na configuração do carro. Ao longo dos últimos dois dias, a maioria dos pilotos realizou stints longos como simulações de corrida e usando os três compostos indicados para o GP do Bahrein.
Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Estes três dias de testes foram muito úteis para as equipes, pilotos e também para nós. As equipes puderam ajustar o acerto de seus carros em preparação para a corrida do próximo fim de semana, enquanto os pilotos tiveram tempo para encontrar confiança com a nova construção da mais recente linha da Pirelli, que este ano é aprimorada por um novo composto que será usado no GP do Bahrein. Isso é ainda mais significativo em um circuito como Sakhir, onde tração e frenagem são fundamentais e não há curvas longas que exijam muito dos pneus. O novo C1, que pode ser uma boa opção para a próxima corrida, foi bem recebido por todas as equipes, com uma gama mais larga temos agora mais flexibilidade na nomeação e podemos escolher melhor os compostos que mais se adequam a cada circuito".
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