A tradicional Maratona de Praga será em 7 de maio, antes disso, a capital tcheca recebe uma meia-maratona, em 1º de abril

Texto e fotos: Escritório de Turismo da República Tcheca

Organizadas pela empresa RunCzech, as corridas de rua pelas cidades tchecas acabam de ter seu calendário divulgado para o ano de 2023. Ao todo serão dez provas diferentes, cinco delas realizadas em Praga e cinco espalhadas em outras cidades do país.

A vedete do calendário é, sem dúvida, a famosa Maratona de Praga, um evento com o reconhecimento World Athletics Elite Label Road Race, a mais elevada distinção que uma prova pode receber. Na sua 27ª edição, que acontecerá dia 7 de maio, são esperados cerca de 11.000 participantes, mas pelo interesse poderiam ser mais. Por restrições do circuito, porém, há um limite no número de atletas aceitos. Para aqueles que gostam de correr, mas ainda não chegaram a um nível que permita completar os 42km da maratona, é possível se inscrever nas variações de corrida em dupla, onde cada atleta corre 21k, ou em equipe, dividindo o percurso entre quatro amigos. Seja qual for a escolha, o cenário é deslumbrante, com passagem em locais icônicos da cidade, como a praça da Cidade Velha, a ponte Carlos e as margens do rio Moldava.

Pelas mesmas ruas românticas cercadas de edifícios históricos acontecem outras quatro provas em Praga, cada uma com uma diferente proposta. A meia-maratona, em 1º de abril, atrai atletas semiprofissionais; em 27 e 28 de junho acontece a prova de revezamento de 4 x 5k; e no dia 2 de setembro acontece a prova aberta de 10k e a prova de 5k exclusiva para mulheres.

Para ir além de Praga
Para quem quer experimentar uma corrida em um cenário púnico, a RunCzech tem cinco opções espalhadas por outras cidades tchecas. São quatro meias-maratonas:
  • Karlovy Vary (20 de maio) – Passando pela mais famosa cidade balneária do país, cenário de filmes como 007 Cassino Royale e As Férias de Minha Vida.
  • České Budějovice (3 de junho) – A capital da região da Boêmia do Sul oferece um bom mix de paisagens e a vibração de uma das maiores cidades do país.
  • Olomouc (17 de junho) – Uma das cidades lindas mais desconhecidas do mundo, Olomouc traz para sua meia-maratona o segundo maior conjunto escultórico do país, atrás apenas de Praga.
  • Ústi nad Labem (16 de setembro) – A prova mistura trechos em antigas fábricas da região e nos bosques dos arredores. Uma mistura única de cenários steam punk e natureza.
  • Fechando a temporada de corridas, acontece em 30 de setembro a Liberec Nature Run, uma corrida que começa na bela cidade de Liberec, passa pela floresta, contorna uma represa, atravessa uma pedreira e tem a reta final nas montanhas Jizera. Há circuito de 12k e de 22k. Esta prova está apenas na sexta edição, mas está se tornando uma das favoritas do público.