Impactado pela falta de insumos e readequação na cadeia logística, segmento registrou queda de 20,1% na comparação com o ano anterior
Texto e fotos: SD&PRESS Consultoria
A produção de bicicletas das fabricantes instaladas no PIM (Polo Industrial de Manaus) registrou queda de 20,1% no ano passado. De acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, 599.044 unidades saíram das linhas de montagem. Em 2021, foram produzidas 749.320 bicicletas.
Segundo o vice-presidente do segmento de bicicletas, Cyro Gazola, as áreas de logística, compras e produção enfrentaram o seu ano mais desafiador. “Além do desabastecimento de peças e componentes, tivemos que ajustar o planejamento das unidades fabris para nos adequar à nova demanda do mercado, que pediu por modelos de médio e alto valor agregado”, explica. Apesar desses ajustes nas linhas de produção, os estoques nas lojas e nos centros de distribuição continuaram abastecidos para atender ao consumidor. O executivo destaca que o segmento atingiu o seu auge durante a pandemia do coronavírus, quando a bicicleta se tornou a grande parceira para o lazer, nos deslocamentos e na interação com a família.
Fonte: Associadas AbracicloDentro desse contexto, a bicicleta elétrica foi o grande destaque e única categoria que registrou alta no volume de produção. No ano passado foram produzidas 10.847 unidades, aumento de 5,4% na comparação com 2021 (10.294 bicicletas). Apesar de representar 1,8% do volume total de bicicletas produzidas no Polo de Manaus, o modelo está cada vez mais presente nas grandes cidades.
Fonte: Associadas AbracicloA região que mais recebeu bicicletas produzidas no PIM foi a Sudeste, com 366.198 unidades e 61,13% do total fabricado. Na sequência do ranking vieram as regiões Sul (104.616 bicicletas e 17,46% da produção), Nordeste (58.514 unidades e 9,77%), Centro-Oeste (38.808 bicicletas e 6,48%) e Norte (30.908 unidades e 5,16%). As exportações fecharam o ano com 29.484 unidades, volume 3,8% superior ao embarcado em 2021 (28.414 bicicletas). Os países do MERCOSUL foram o principal destino, segundo levantamento do portal Comex Stat, que apura os embarques totais de cada mês, analisados pela Abraciclo. O Paraguai ficou em primeiro lugar, com 19.691 unidades recebidas e 66,8% do total exportado. Na sequência, ficaram Uruguai (4.657 bicicletas e 15,8% dos embarques) e a Bolívia (2.340 unidades e 7,9%).
A região Sudeste foi a que recebeu o maior volume de bicicletas fabricadas no PIM. No total, foram enviadas 11.429 unidades, o que corresponde a 78,4% da produção. Na sequência, ficaram o Nordeste (1.182 unidades e 8,1% do total fabricado), Sul (1.031 bicicletas e 7,1%), Centro-Oeste (605 unidades e 4,1%) e Norte (333 bicicletas e 2,3%). No último mês do ano passado, foram exportadas 2.278 bicicletas, retração de 54,1% na comparação com dezembro de 2021 (4.959 unidades) e de 62,5% em relação a novembro (6.067 bicicletas). As posições do ranking anual foram mantidas: Paraguai (1.487 unidades e 65,3% das exportações), Uruguai (337 bicicletas e 14,8%) e Bolívia (334 unidades e 14,7%).
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