Manter a calibragem em dia e ter cuidado ao guiar reduz os riscos desta avaria

Texto e fotos: Sumitomo Rubber Industries

Enfim chegou o momento de pegar a estrada e curtir o verĂ£o com a famĂ­lia, mas antes disto, Ă© imprescindĂ­vel avaliar o estado geral do veĂ­culo e todos os seus componentes, especialmente, os pneus. Este Ă© o momento que demanda mais cuidados do condutor na hora de avaliar o estado de conservaĂ§Ă£o do veĂ­culo, e este item, os pneus, sĂ£o fundamentais quando o assunto Ă© segurança e conforto. AlĂ©m de avaliar o nĂ­vel de desgaste da banda de rodagem Ă© necessĂ¡rio observar se existem avarias, como por exemplo, bolhas nas laterais do pneu.

As bolhas podem surgir em qualquer momento da vida do pneu, e sĂ£o geradas pela ruptura e/ou afrouxamento das lonas tĂªxteis (carcaça – estrutura do pneu) devido a impacto acidental sofrido pelo conjunto pneu e roda contra obstĂ¡culos presentes na via. NĂ£o existe reparo que mantenha a integridade do produto, recomendando-se a troca imediata apĂ³s avaliaĂ§Ă£o de um tĂ©cnico especializado, pois este dano compromete a funcionalidade, bem como a segurança dos ocupantes do veĂ­culo com pneu nesta condiĂ§Ă£o. Nestes casos, os consumidores que optam pela compra de pneus das marcas Dunlop e Falken de aros 15 ou maiores, de modelos definidos conforme regulamento, possuem uma vantagem, jĂ¡ que as bolhas nas laterais estĂ£o entre as avarias cobertas pelo programa Garantia Mais, que se diferencia por cobrir danos acidentais, desde que o evento se enquadre dentro das regras do programa disponĂ­vel AQUI.

O que causa e como evitar bolhas
Na impossibilidade de se desviar de algum obstĂ¡culo, evite passar com o volante virado para reduzir as chances de impactos na lateral do pneu, recomenda-se que passe em baixa velocidade, e se for necessĂ¡rio frear para reduzir a velocidade, solte o freio alguns metros antes de atingir este obstĂ¡culo, pois a suspensĂ£o do veĂ­culo voltarĂ¡ ao seu curso normal e ajudarĂ¡ a reduzir o impacto. A situaĂ§Ă£o Ă© agravada se a calibragem do pneu estiver incorreta, divergente do recomendado pelo fabricante do veĂ­culo, pois a deformaĂ§Ă£o na lateral do pneu serĂ¡ ainda maior, e quando ele precisar lidar com estas situações de impactos, realizando a absorĂ§Ă£o da energia, nĂ£o conseguirĂ¡ efetuar de maneira eficiente e poderĂ¡ ocasionar o dano, conforme explicado anteriormente.
Erros durante o processo de montagem ocasionado por montagem inadequada, ausĂªncia de treinamento do profissional, equipamento incorreto e falta de lubrificaĂ§Ă£o dos pneus nas rodas sĂ£o as principais causas que tambĂ©m podem causar bolhas, pois pode ocorrer um corte na borda do talĂ£o do pneu, e este corte faz com que haja a entrada de ar entre a carcaça e a borracha da lateral do produto. Outro fator importante Ă© ficar atento Ă  calibragem dos pneus. AlĂ©m de causar o desgaste irregular na banda de rodagem, pneus com a pressĂ£o abaixo do recomendado estĂ£o mais suscetĂ­veis ao aparecimento de bolhas causadas por impactos. Lembre-se ainda que o cuidado deve ser maior se o veĂ­culo usar pneus com o perfil baixo, pois como sua estrutura lateral Ă© mais rĂ­gida, dificultando assim a dissipaĂ§Ă£o da energia durante o impacto. “Mesmo uma pessoa cuidadosa ao dirigir e atenta a manutenĂ§Ă£o de seu veĂ­culo e dos pneus estĂ¡ sujeita a passar por um buraco e observar o aparecimento de bolhas nas laterais do pneu. Por isso, Ă© importante seguir as recomendações indicadas e em casos de avarias acidentais. Para os clientes Dunlop, que compram pneus participantes da Garantia Mais, de acordo com o regulamento da promoĂ§Ă£o, vĂ£o desfrutar de um benefĂ­cio adicional, que traz segurança e conforto para nossos clientes, ainda mais nesta Ă©poca do ano em que muitas pessoas viajam e a temperatura do asfalto Ă© maior e notamos mais buracos, devido Ă  Ă©poca de chuvas”, explica Rodrigo Alonso, diretor de vendas e marketing da Dunlop.