Passageiros estão vivenciando uma viagem mais rápida e eficiente desde o check-in até o embarque

Texto e fotos: SITA

Os passageiros que viajam pelo Aeroporto de Genebra, na Suíça, agora podem utilizar as soluções de autoatendimento no check-in, no despacho de bagagem e na área de segurança, graças à tecnologia de processamento digital de passageiros da SITA. Os novos pontos de contato estão auxiliando na redução do tempo de espera, proporcionando mais flexibilidade aos passageiros que, cada vez mais, buscam soluções digitais de viagem.

Além disso, em breve, os passageiros e funcionários do aeroporto serão beneficiados pela implementação do novo Sistema de Operações Aeroportuárias (AOS), no Aeroporto de Genebra, o qual permitirá a otimização inteligente dos processos operacionais e melhorará o compartilhamento de informações em tempo real em todo o local. O investimento em novas tecnologias operacionais e de passageiros faz parte de uma reformulação ampla do Aeroporto de Genebra, que visa elevar a experiência do viajante, enquanto prepara o terminal para futuras demandas.

Uma experiência otimizada para o passageiro
Nas últimas semanas, a SITA já entregou as estações de autodespacho de bagagem às companhias aéreas do Lufthansa Group. Além disso, também foram entregues portões eletrônicos na pré-segurança que melhoram o acesso dos passageiros às áreas de inspeção do aeroporto. Até o verão de 2023, a SITA entregará 15 unidades de scanners de reconhecimento facial (Smart Path Scan) e autodespacho de bagagens (Fly Mini self-bag drop), assim como 30 quiosques Smart Path TS6, que incluem a funcionalidade de pagamento. Essa experiência de autoatendimento também comporta esquis, uma novidade aos passageiros da EasyJet que voam a partir de Genebra. O aeroporto também será o primeiro a utilizar a solução de pagamento de uso comum da SITA, a qual conta com a certificação P2PE (criptografia ponto-a-ponto). A tecnologia ajudará os passageiros a pagarem com facilidade e segurança serviços adicionais, tais como excesso de bagagem ou franquias de esqui, utilizando formas de pagamento sem contato durante o processo de autodespacho das malas.
O quiosque modular SITA TS6, foi o vencedor do prêmio IF Design 2021, por seu design elegante, sustentável e adaptável, que pode ser personalizado para se adequar ao estilo de marca de um aeroporto ou companhia aérea e às necessidades específicas do cliente. Os quiosques TS6 também são habilitados biometricamente, permitindo ao aeroporto implementar esta funcionalidade no futuro. Uma vez ativada a capacidade biométrica, os passageiros poderão completar, sem dificuldades, várias etapas da viagem, como o check-in e o autodespacho de bagagem, bastando apenas escanear seu rosto em cada ponto de reconhecimento facial. Destaque ainda que os passageiros de voos de longa distância agora podem utilizar os portões de embarque Smart Path, da SITA, que estão instalados no recém-inaugurado Terminal Asa Leste, do Aeroporto de Genebra. Os viajantes apenas precisam escanear seu celular para embarcar na aeronave, fazendo a verificação do cartão de embarque automatizada e sem contato. Essa é uma extensão do autoatendimento disponível no check-in e também faz parte de uma nova experiência, onde os passageiros podem embarcar em voos longos diretamente do portão, sem a interação com agentes aeroportuários.

Eficiências operacionais aprimoradas
Além desses sistemas de processamento de passageiros de última geração, a SITA está preparada para fornecer um novo AOS projetado para agilizar ainda mais a experiência dos passageiros, aumentar a eficiência operacional e modernizar a gestão de operações do aeroporto. Incorporando o gerenciamento de operações aeroportuárias, aplicação inteligente de recursos e compartilhamento de informações em tempo real com os funcionários e o público, o novo AOS do Aeroporto de Genebra oferecerá uma visão unificada do ambiente aeroportuário a todos os stakeholders. O aeroporto, as companhias aéreas e as equipes de solo terão o controle para planejar melhor e tomar decisões oportunas, assegurando que a operação nos bastidores seja totalmente sincronizada com a jornada aprimorada dos passageiros no terminal. A nova solução apoia a ambição do aeroporto de alinhar a eficiências operacional para passageiros, bagagem e aeronaves. "O investimento em nossa infraestrutura de terminal é voltado tanto para os requisitos para uma nova jornada de passageiros automatizada e mais digitalizada atualmente quanto para a preparação para determinações futuras. Esse é um momento empolgante para o Aeroporto de Genebra, e temos a SITA como uma forte parceira para nos apoiar nessa jornada", ressalta André Schneider, CEO do Aeroporto de Genebra. "O Aeroporto de Genebra destacou seu compromisso de proporcionar uma viagem mais conveniente aos passageiros com a SITA. Ao aproveitar as mais recentes tecnologias de autoatendimento e o controle dos dados, Genebra está aumentando sua capacidade e levando a experiência aeroportuária para o próximo nível - melhorando a satisfação do cliente, encurtando filas e reduzindo custos. Com nosso histórico de mais de 20 anos apoiando esse parceiro, com tecnologias inteligentes, não podíamos estar mais motivados com a consolidação dessa parceria e também em ajudar a tornar realidade a visão do aeroporto em possibilitar aos passageiros uma experiência de viagem mais agradável e conveniente”, finaliza Sergio Colella, Presidente da SITA para a Europa.