Verstappen vence com tranquilidade, Leclerc é segundo e garante o vice, Perez ficou em terceiro na corrida e no campeonato
Texto e fotos: Pirelli
Melhores Momentos do pneu na corrida
- O campeão mundial Max Verstappen venceu a última etapa da temporada 2022 em Abu Dhabi. O holandês terminou à frente de Charles Leclerc e de seu companheiro de equipe Sergio Perez, os três terminaram a corrida com o White Hard.
- O GP de Abu Dhabi aconteceu com clima parcialmente nublado e temperatura do asfalto oscilando entre 31,4º e 34,4º.
- As equipes fizeram várias estratégias diferentes para a corrida, baseados nos dados recolhidos nos dias anteriores, 11 pilotos optaram por duas paradas e oito por apenas uma.
- A Red Bull fez táticas diferentes para seus pilotos, ambos terminaram no pódio. Verstappen parou na volta 20 para trocar seu jogo inicial de Yellow Medium pelo Hard e seguiu até o fim. Já Perez parou duas vezes, nas voltas 15 e 33, fazendo dois stints com Hard, ele largou com Medium.
- Lando Norris fez a volta mais rápida da corrida com o tempo de 1m28,391s usando o Medium. O stint mais longo do composto duro foi de Pierre Gasly, foram 43 voltas, ele largou com Red Soft.
- A maioria começou a corrida com Medium, Gasly foi o único a largar com Soft, enquanto Valtteri Bottas e Kevin Magnussen optaram por largar com Hard.
- Algumas equipes optaram por dividir suas estratégias, considerando a diferença mínima no tempo geral de corrida entre uma e duas paradas. Na Mercedes, George Russell parou duas vezes, com a estratégia Medium-Hard-Medium, Lewis Hamilton apenas uma, ele estava em um longo trecho usando o Hard antes de abandonar com problemas no carro.
- A Ferrari foi outra a adotar estratégias diferentes, Carlos Sainz parou duas vezes com Medium-Hard-Medium, enquanto Leclerc parou apenas uma vez, passando do Medium para Hard.
Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Abu Dhabi proporcionou um final digno para esta excepcional temporada. A ordem de chegada em Yas Marina foi determinada pela escolha de diferentes estratégias, uma demonstração de como a Pirelli contribuiu para tornar o campeonato deste ano tão atraente e competitivo. Vimos estratégias de uma e duas paradas, a degradação dos pneus foi menor que da sexta-feira, isso permitiu stints mais longos e o composto da prova foi o Hard, que levou a maioria dos pilotos à bandeira quadriculada. Terça-feira será o dia da Pirelli, todas as equipes vão testar os pneus de 2023 pela primeira vez. Mesmo que os carros não sejam os do ano que vem e os acertos não estejam otimizados para a nova especificação do pneu, as equipes ainda vão obter feedback importante sobre os três compostos mais macios, que são mais adequados às características de Yas Marina, e conhecer o novo C1".
A cobertura especial da Fórmula 1 no BorrachaTV volta em fevereiro com os testes da pré-temporada, eles vão acontecer nos dias 23, 24 e 25 no Bahrain International Circuit em Sakhir, onde também será a prova de abertura da temporada no fim de semana seguinte. Feliz Natal, Feliz Ano Novo e a gente se encontra em 2023!
0 Comentários