Além de mais sustentáveis, com menos emissões, os novos caminhões receberam inúmeros aprimoramentos que os tornaram muito mais avançados e completos
Texto e fotos: Volvo
A motorização é totalmente nova. Agora, todas as versões vêm com um novo motor de 8 litros projetado e produzido pela Volvo e ainda a nova caixa de câmbio I-Shift de 7ª geração, a mesma do Volvo FH. “É um novo caminhão, mais econômico, mais potente e mais seguro”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo. O novo Volvo D8K, um motor de 8 litros com novo turbo de alta performance e injeção common rail, tem uma tecnologia supermoderna, que se ajusta para baixar as rotações para menor consumo e se adapta em altas rotações quando se precisa de mais desempenho. A nova plataforma oferece potências maiores de 290cv e 360cv, com torque de 1.050 Nm e 1.400 Nm, respectivamente. “O consumo de combustível é até 10% menor, dependendo da topografia, carga e tipo de operação”, diz Jeseniel Valerio, gerente de engenharia de vendas da Volvo.
O novo motor oferece melhor performance com maiores velocidades médias, e os freios-motor mais potentes, de 210cv e o VEB de 300cv, garantem maior segurança e menor custo de manutenção de componentes e das lonas de freio. Há também novas opções de tomada de força de fábrica e novos softwares para gerenciar a plataforma eletrônica do veículo, com funcionalidades atualizadas para maior segurança, precisão e confiabilidade. O desligamento do motor após cinco minutos em marcha lenta é automático, uma mudança para incentivar a economia e reduzir a emissão de gases poluentes.
I-Shift de última geração
A caixa I-Shift recebeu inúmeros aprimoramentos que possibilitam trocas de marcha mais rápidas, precisas e suaves. Com uma inteligência ainda maior e módulos eletrônicos novos e com processamento super-rápido, as inovações proporcionam maior desempenho e menor consumo de combustível, além de melhor dirigibilidade e conforto para o motorista. A calibração foi feita pela engenharia brasileira, adequando-a para as condições locais de operação. A transmissão manual de nove velocidades continua disponível como opcional ou para versões específicas, como o VM City e VM Light Mixer.
Novas funções
O VM ganhou a função Heavy Start (Subida Pesada), que aumenta a eficiência do caminhão para vencer rampas. Sensores medem a inclinação da rampa e até a quantidade de carga que o caminhão leva, modulando o giro para concentrar mais torque no momento adequado da arrancada em aclives. Ele tem novas relações de diferencial dos eixos traseiros e novas tomadas de força na transmissão I-Shift, para mais versatilidade na implementação e operação. O VM tem agora o I-Roll, dispositivo que possibilita a capacidade de rolagem do caminhão no pavimento sem diminuir a velocidade e sem comprometer a segurança. “É menos consumo de diesel, mas com toda a segurança”, observa Valerio. Agora a linha VM possui também a Aceleração Inteligente Volvo, tecnologia que contribui para economizar combustível. Algoritmos identificam a necessidade real de torque conforme a topografia e a carga, controlando a injeção de combustível de forma ultra precisa. Outra inovação são os novos modos de condução, sendo dois para os veículos rodoviários (Econômico e Performance) e dois para os caminhões vocacionais (Econômico e Off Road).
O VM ganhou ainda mais segurança. Além do novo e potente freio motor VEB, o VM tem agora freios eletrônicos EBS com ABS, que garantem distâncias menores de frenagem. Outra evolução é o ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade), que reduz o risco de tombamento em curvas fechadas. Além disso, a Volvo introduziu o Auxílio de Partida em Rampa, um sistema eletrônico que, em arrancadas em aclives, dá mais conforto e segurança ao motorista. Os veículos da nova linha saem agora com todos os espelhos auxiliares de série, incluindo o convexo, o frontal e o de meio fio, além de faróis DRL (Luz do dia) em LED para todos os modelos. A cabine possui um novo e moderno painel de instrumentos com um display colorido de 4,3 polegadas em alta resolução, mais interativo e com novas funcionalidades.
Novas versões
O VM cavalo-mecânico vem agora também na exclusiva versão Tractor Power, equipada com o motor de 360cv, freio motor VEB de 300cv e caixa I-Shift. Disponível exclusivamente na versão 4x2, é um caminhão ideal para operações de logística e médias distância, na faixa das 40 toneladas. Agora, os veículos vocacionais VM compõem a nova família VMX, com para-choque de aço e duplos eixos trativos 6x4 e 8x4, com possibilidade de escape vertical, motores 290cv e 360cv, caixa manual ou I-Shift. A família VMX chega trazendo ainda o novíssimo modelo VMX MAX 6x4 rígido, com PBT de 34 toneladas, duas a mais que seu antecessor. Esta versão vem com o motor de 360cv e freio motor VEB de 300cv. Com chassi duplo reforçado, tem uma suspensão dianteira parabólica de 8 toneladas, sendo a traseira semielíptica de 26 toneladas e o mesmo eixo com redução nos cubos do FMX.
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