- Nova calibração dos motores da família MX, uso do Controle de Cruzeiro Preditivo, menor consumo de Arla32 e diminuição do custo de manutenção trazem até 10% de redução no Custo Operacional Total;
- DAF CF equipado com motor MX-11 ganha potências de 340cv e 370cv, além de 410cv e 450cv;
- Os modelos 6x2 e 4x2 da linha 2023, CF e XF, passam a oferecer suspensão pneumática como item opcional.
Texto e fotos: DAF
A DAF Caminhões Brasil lança na 23ª edição da Fenatran as linhas de caminhões CF e XF Proconve P8/Euro 6, com Custo Operacional Total até 10% menor. Este salto em economia é possível pela combinação de uma nova calibração de injeção de diesel nos motores MX-11 e MX-13, nova bomba d’água variável, sistema EGR que permite menos consumo de Arla 32 e o uso do Controle de Cruzeiro Preditivo, agora de série em toda a linha.
A linha CF equipada com motor PACCAR MX-11 ainda ganha novas potências de 340cv e 370cv, que, somadas às atuais 410cv e 450cv, trazem maior versatilidade de aplicações para o modelo. Outra novidade é o opcional de suspensão pneumática full air para configurações 6x2 e 4x2, disponíveis ao mercado a partir do segundo semestre de 2023. “A DAF está um passo à frente no lançamento dos novos motores Euro 6/ Proconve P8, pois elevou o patamar dos seus caminhões, com menor alteração construtiva do motor. Esta característica se traduz em mais confiabilidade para o cliente, que terá um DAF robusto e de alta qualidade como ele conhece, e muito mais eficiente e com baixo nível de emissão de poluentes”, acrescenta Alan Messias, Diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões Brasil.
Para oferecer conforto excepcional aos motoristas, o DAF XF conta com duas opções de cabines, a Space (1,73m de área de circulação) e a Super Space (2,10m de área de circulação), a maior do mercado. Tem cama de 81cm x 2,2m, os bancos mais confortáveis da categoria com mais de 10 possibilidades de ajuste, ar-condicionado automático e digital e o painel reestilizado está mais completo. As cores quentes em tons de areia do painel, bancos, cortinas, colchões e paredes laterais e traseiras conferem um aspecto atrativo ao interior da cabine na Linha Standard. A Linha Exclusive é o expoente máximo do luxo e do conforto. Distingue-se pelo seu painel de cor conhaque e pelas elegantes ventilações em alumínio.
Com o motor PACCAR MX-13, o caminhão DAF CF Off-Road, de 480cv, possui torque de 2.350Nm e 2.500Nm no multitorque, sempre a partir de 900rpm. Igualmente atualizado para o novo nível de emissões, a versão fora de estrada do novo CF, oferecida no 6x4, também possui a transmissão ZF TraXon e proporciona ainda mais robustez e resistência do que o modelo rodoviário. O motorista conta também com sistema Dual Drive de direção, permitindo uma melhor troca de marchas em terrenos de baixa aderência. O Assistente de Partida em rampa é outro diferencial que confere segurança em saídas com o caminhão em aclives, mesmo carregado. O freio motor é o PACCAR MX, de três estágios e potência de 490cv, trazendo mais segurança e eficiência, além de trabalhar com nível menor de ruído. O chassi é totalmente reforçado, com PBT de 125 toneladas. Os módulos e conectores são selados, evitando contaminação por pó ou sujeira na operação. O interior da cabine conta com acabamento e proteções anti sujeira, como a capa vinílica nos bancos. O conforto é um dos grandes diferenciais do modelo off-road. Com relação às características de segurança, o caminhão tem Controle de Estabilidade e o Assistente de Performance do Condutor.
0 Comentários