Companhia anuncia também investimento em seu campo de prova para o desenvolvimento da próxima geração de produtos eletrificados
Texto e fotos: Caterpillar Inc.
A Caterpillar Inc. anunciou uma demonstração bem-sucedida de seu primeiro caminhão de mineração Cat 793 elétrico a bateria de grande porte bem como um investimento significativo para transformar seu campo de provas no Arizona em um centro sustentável de teste e validação de futuros produtos. A Caterpillar concluiu o desenvolvimento de seu primeiro protótipo 793 elétrico a bateria com o apoio dos principais clientes de mineração que participam do programa Early Learner da Caterpillar. Os participantes deste programa tem acordos estabelecidos de eletrificação com a companhia e incluem BHP, Freeport-McMoRan, Newmont Corporation, Rio Tinto e Teck Resources Limited. “Nossa equipe global se uniu para desenvolver este caminhão a bateria em um ritmo acelerado para ajudar nossos clientes a cumprir seus compromissos de sustentabilidade”, disse a presidente do grupo, responsável pelo segmento de Resource Industries, Denise Johnson. “Esta demonstração é um marco significativo e estamos entusiasmados por esses caminhões começarem a trabalhar nas minas dos clientes em todo o mundo em um futuro bem próximo”.
O programa Early Learner foi lançado em 2021 e se concentra em acelerar o desenvolvimento e a validação dos caminhões elétricos a bateria da Caterpillar nas minas dos clientes participantes. Essa abordagem apoia os compromissos que cada participante do Early Learner assumiu para reduzir e eliminar as emissões de gases de efeito estufa de suas operações. Um dos principais objetivos do programa é que a Caterpillar colabore mais estreitamente com seus clientes à medida que o setor passa por mudanças transformacionais por meio da transição energética.
Os clientes Early Learner se reuniram para assistir à demonstração ao vivo do protótipo de caminhão elétrico a bateria da Caterpillar em um percurso de sete quilômetros. Durante o evento, a Caterpillar monitorou mais de 1.100 canais de dados, reunindo 110.000 pontos de dados por segundo, para validar os recursos de simulação e modelagem de engenharia. Totalmente carregado em sua capacidade nominal, o caminhão atingiu uma velocidade máxima de 60 km/h. Carregado, viajou um quilômetro subindo uma inclinação de 10% a 12 km/h. O equipamento também executou uma corrida de um quilômetro em um declive de 10%, capturando a energia que normalmente seria perdida no calor e regenerando essa energia para a bateria. Ao completar o trajeto, o caminhão manteve a energia das baterias suficiente para realizar ciclos completos adicionais.
Como parte da transformação do local, a empresa instalará os mais recentes avanços em tecnologia de sustentabilidade, incluindo produção de hidrogênio verde, gás natural e geração de energia de motor alternativo movido 100% a hidrogênio, geração de energia por célula de combustível e sistemas de armazenamento de energia expandidos. O local também alavancará uma variedade de fontes de energia renováveis, incluindo eólica, solar e hidrogênio, capazes de alimentar a instalação e seus produtos à medida que se tornam eletrificados. A transformação do campo de provas também servirá como plataforma de aprendizado para otimizar a integração de carregamento e gerenciamento de energia.
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