As equipes de Despachantes Operacionais de Voo da companhia aérea estão utilizando o sistema de última geração da SITA para rastreamento de aeronaves e alertas climáticos

Texto e fotos: SITA

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras implementou a SITA eWAS Dispatch, uma nova geração da solução de rastreamento de voo e dados meteorológicos, dando aos Despachantes Operacionais de Voo uma visão em tempo real da localização de cada aeronave e dos perigos climáticos de forma instantânea e no futuro. Essa visibilidade trará maior eficiência operacional, resiliência climática e segurança, incluindo redução de emissões de carbono e economia no consumo de combustível.

Estudos alertam para o aumento de eventos metereológicos perigosos ligados às mudanças climáticas. A Organização Meteorológica Mundial (OMM) destaca que a região da América Latina e Caribe é afetada significativamente por condições extremas e mudanças no clima. Sistemas de alerta e previsão climáticos podem ajudar a reduzir os impactos, mas são escassos na região, de acordo com a entidade. Sendo uma companhia que opera voos domésticos e internacionais em toda a região da América Latina e Caribe, a Azul selecionou a solução de rastreamento e predição meteorológica baseada em nuvem, da SITA, para fortalecer sua resiliência e segurança relacionadas ao clima. Em vez da abordagem usual de uma única fonte meteorológica, a eWAS Dispatch tem cobertura global de vários fornecedores, permitindo que os Despachantes Operacionais de Voo tomem decisões assertivas com base em dados mais precisos e abrangentes. A solução também apresenta um sistema de alarme preventivo que fornece alertas sobre possíveis problemas climáticos. Destaque que a ferramenta também é compatível com o Global Aeronautical Distress and Safety System (GADSS) – o padrão global do setor para rastreamento e apoio à segurança em voo.

Eventos climáticos severos geralmente custam caro para as companhias aéreas, ao considerar o custo dos impactos na malha e operacionais, realocação de passageiros e assim por diante. A SITA estima que sua solução eWAS Dispatch poderia economizar cerca de US$ 600 mil evitando apenas um incidente relacionado ao clima. Essa ferramenta de replanejamento de voos pode permitir que companhias aéreas, como a Azul, economizem aproximadamente 153 toneladas de combustível e 488 toneladas de CO2 por ano. Mais uma vantagem é que esses benefícios de redução de carbono contribuem para as ambições de sustentabilidade da Azul de ser net zero até 2045, cinco anos à frente da meta de longo prazo do setor aéreo, que é até 2050.