Verstappen sobra na corrida em casa e pode fechar o campeonato muito antes do final da temporada

Texto e fotos: Pirelli

Melhores Momentos do pneu na corrida

O desempenho fenomenal do pneu White Hard juntamente com um Virtual Safety Car e um Safety Car, influenciaram o resultado da corrida. Verstappen largou na pole com o pneu Soft e depois mudou para o Medium, isso deu a Lewis Hamilton, que havia largado com o Medium, uma vantagem de posição na pista. Hamilton mudou para o Hard e conseguiu manter o ritmo, mas durante as neutralizações da corrida, a Red Bull fez a estratégia certa, todos os pilotos da frente também fizeram troca de pneus. No reinício, Verstappen estava com pneus macios atrás de Hamilton com médios, a liderança do inglês não durou uma reta, ele usou a velocidade desse composto para ajudar a fazer a diferença e ultrapassar Lewis facilmente.

Dos 20 pilotos do grid, 14 largaram com o pneu macio e 6 com o médio, isso configurou uma estratégia alternativa brilhante, pois abriu a porta para apenas uma parada, graças à degradação incrivelmente baixa do pneu duro durante um longo período. A Mercedes foi a primeira a perceber isso, o que os colocou em posição de lutar pela vitória, mas os períodos do Safety Car mexeram as cartas.

Como se comportou cada composto

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Vimos uma corrida emocionante influenciada por duas variáveis ​​que podem acontecer em um circuito complicado como Zandvoort, estratégias diferentes graças a pouca degradação do Soft e o forte desempenho do Hard. Houve um Virtual Safety Car e depois um Safety Car que manteve a ação imprevisível até a bandeirada, com muitas ultrapassagens graças ao regulamento. Vimos um mar laranja nas arquibancadas e gostaria de acrescentar outra cor ao panorama do GP da Holanda, o branco, que é a cor do nosso pneu duro. Esse foi uma das estrelas do show, graças à degradação muito baixa junto com muita velocidade. A evolução da pista ao longo do fim de semana garantiu que ela se destacasse no dia da corrida, com muitas equipes adaptando suas estratégias para aproveitá-la. Todos os três compostos desempenharam um papel importante na volta de montanha-russa de Zandvoort, com três pilotos de três equipes diferentes no pódio".

Campeonato