A tecnologia de silicone da Dow para gerenciamento térmico e proteção de eletrônicos será utilizada para produzir baterias da YAK para tratores elétricos e pesados

Texto e fotos: Dow

A Dow anunciou uma parceria com a YAK, startup catarinense fabricante de tratores elétricos, para desenvolver módulos de baterias para o segmento de veículos pesados. Nessa parceria, a Dow contribuirá com sua tecnologia de silicones para suprir demandas de gerenciamento térmico e proteção de eletrônicos e a YAK, com o design das baterias. “Essa parceria tem grande potencial de revolucionar o segmento e abrir portas para um futuro de veículos elétricos e mais sustentáveis”, afirma Alejandro Boue, gerente de marketing para o Mercado de Mobilidade e Transporte da Dow.

Para João Ozório, CEO e fundador da YAK, a parceria “mostra o compromisso da YAK em desenvolver conjuntos de baterias nacionais com uma empresa global e referência em inovação, unindo segurança e alto desempenho em um sistema de baterias modulares com um excelente custo-benefício”. O representante da YAK acrescentou que entre as vantagens de optar por tratores elétricos estão a redução de cerca de 70% de custo com combustível e manutenção, a não emissão de CO2 e a facilidade de uso, por serem mais ergonômicos, silenciosos e não descartarem nenhum tipo de líquido ou fumaça que causem mau cheiro ou prejudiquem o solo. A redução de emissões de carbono está alinhada à meta de sustentabilidade da Dow. A companhia tem o compromisso de, até 2030, reduzir suas emissões anuais líquidas de carbono em cinco milhões de toneladas. Além disso, a Dow pretende ser neutra em emissões de carbono até 2050, alinhada ao Acordo de Paris. A companhia também está comprometida a implementar e avançar tecnologias para fabricação de produtos que utilizem menos recursos e que ajudem os clientes a reduzirem suas pegadas de carbono.

Soluções de silicone da Dow para baterias
A linha de silicones DOWSIL™ da Dow reúne tecnologias para impulsionar o desenvolvimento de baterias de veículos elétricos e híbridos, atuando na proteção dos módulos contra os riscos causados por falhas elétricas, superaquecimento, aumentando a vida útil da bateria, a segurança e reduzindo o consumo de energia. Os silicones também são resistentes e eficientes reguladores térmicos e, por possuírem propriedades antichama, possibilitam que as baterias suportem as altas temperaturas que podem ser geradas pelos veículos elétricos. Além dessas vantagens, os silicones ainda possuem propriedade de autoextinção de fogo.