Na competiĂ§Ă£o, os ferreiros tĂªm que driblar o tempo e encarar os testes mais exigentes para conquistar o prĂªmio de dez mil dĂ³lares

Texto e fotos: A+E Networks

O History estreia a nona temporada de Desafio Sob Fogo (Forged in Fire), uma das sĂ©ries favoritas da audiĂªncia, no dia 11 de agosto. Na produĂ§Ă£o, forjadores de armas, muitas delas ancestrais, competem para criar os artefatos mortais mais icĂ´nicos e ousados da histĂ³ria. Em cada episĂ³dio, quatro novos competidores, entre os melhores do paĂ­s, se juntam para colocar Ă  prova suas habilidades e faturar um prĂªmio de 10 mil dĂ³lares.

Os participantes utilizam ferramentas tradicionais e inovadoras, para transformar metal bruto em autĂªnticos instrumentos de guerra: de machados de batalhas vikings a espadas samurais e adagas indianas. As armas passam pela avaliaĂ§Ă£o crĂ­tica e pelos testes rigorosos do painel de especialistas. O time de jurados de Desafio Sob Fogo Ă© formado pelo conhecido Ben Abbott, o especialista em armas histĂ³ricas David Baker, o especialista em faca e espada J Neilson e o especialista em artes marciais Doug Marcaida. No episĂ³dio de estreia, Desafio do carro batido, os competidores vĂ£o ter o dobro do trabalho quando tiverem que forjar nĂ£o apenas uma, mas duas facas em aço Damasco. Logo apĂ³s uma rodada brutal de testes, apenas dois finalistas irĂ£o para casa para recriar a extremamente desafiadora espada veneziana Cinquedea.

Os jurados

  • J Neilson - fabrica facas hĂ¡ 20 anos e Ă© considerado um dos melhores ferreiros do mundo. Ele foi reconhecido em 2008 quando alcançou o posto de Mastersmith na American Bladesmith Society, um tĂ­tulo confiado a cerca de 115 pessoas em todo o mundo. Forjar espadas profissionalmente, em sua "oficina na floresta" nas montanhas do nordeste da PensilvĂ¢nia, o tornou especialista na fabricaĂ§Ă£o de lĂ¢minas de "autoria exclusiva", um domĂ­nio total de todos os elementos de design e fabricaĂ§Ă£o de armas. Sua experiĂªncia e credenciais reconhecidas internacionalmente significam que ninguĂ©m estĂ¡ mais bem qualificado para avaliar o processo de fabricaĂ§Ă£o de armas brancas.
  • Doug Marcaida - bem conhecido da audiĂªncia brasileira (tambĂ©m juiz em Desafio Sob Fogo Brasil e AmĂ©rica Latina), Ă© um especialista em combate com armas e tambĂ©m desenha algumas das espadas mais mortais do mundo. Doug Ă© um artista marcial altamente qualificado que tambĂ©m estudou estilos e tĂ©cnicas de luta em todo o mundo. Do combate corpo a corpo Ă  estratĂ©gia no campo de batalha, Doug Ă© uma enciclopĂ©dia ambulante sobre a evoluĂ§Ă£o das armas de guerra. Ele darĂ¡ uma perspectiva incomparĂ¡vel sobre o estilo de luta das armas, bem como seu design, e assumirĂ¡ a liderança quando se trata de testar as armas fabricadas na competiĂ§Ă£o.
  • David Baker - Ă© um ferreiro de renome mundial que se especializou em recriar algumas das armas de lĂ¢minas mais raras do mundo. David desafia constantemente sua erudiĂ§Ă£o em armamento, investiga tĂ©cnicas esquecidas e examina coleções mundiais para garantir que suas rĂ©plicas sejam tĂ£o prĂ³ximas e funcionais quanto as originais. David foi chamado para fazer armas que nĂ£o eram vistas fora dos museus hĂ¡ sĂ©culos. Ele Ă© o cara a quem recorrer para obter rĂ©plicas precisas, de espadas de samurai a submetralhadoras. NinguĂ©m pode dar mais informações sobre a arte da fabricaĂ§Ă£o de armas e o que Ă© necessĂ¡rio para forjar uma bela peça de armamento histĂ³rico.
  • Ben Abbott - duas vezes campeĂ£o do Desafio Sob Fogo, começou a fazer espadas depois de ver armas e armaduras em museus e castelos na Inglaterra, quando tinha 13 anos. Sem poder comprar uma espada na Ă©poca, ele decidiu fazer uma para si mesmo. Depois de vĂ¡rias tentativas muito mal sucedidas, ele decidiu diminuir as expectativas e começar por baixo. Ele se dedicou Ă s facas quando tinha 17 anos e desde entĂ£o tem trabalhado na compreensĂ£o de suas nuances. Ele passou muitos anos fazendo facas, ferramentas, ferramentas ornamentais, joias, mĂ³veis e tudo o que surgia pela frente, mas nunca tinha feito uma espada. E a primeira que ele fez foi a espada khanda, vencedora de Desafio Sob Fogo. Ben tem experiĂªncia com a pressĂ£o e os desafios que os competidores da sĂ©rie enfrentam, e ele sabe a dedicaĂ§Ă£o necessĂ¡ria para se tornar um campeĂ£o.