Prepare o bolso, o SUV da montadora alemĂ£ vale quanto custa, em ambos os casos, nĂ£o Ă© pouco

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Mercedes-Benz

Existe uma enorme diferença entre carro e automĂ³vel. O primeiro Ă© bem feito, tem muita tecnologia embarcada, muito conforto, se preocupa com eficiĂªncia, segurança, Ă© econĂ´mico, estĂ¡ alinhado com o mundo moderno e custa caro. O segundo tĂªm tudo que o outro oferece em qualidade superlativa, carrega o status da marca que prima pela qualidade quase que insuperĂ¡vel pelos concorrentes e custa bem mais caro, afinal de contas, Mercedes Ă© Mercedes!

Durante 5 dias eu pude avaliar o novo SUV da montadora alemĂ£ que estĂ¡ sendo comercializado no Brasil, Ă© desses automĂ³veis que vĂ£o te dar a impressĂ£o que ainda nĂ£o saiu do sofĂ¡ de casa tamanho Ă© o conforto, uma pena que tenha que rodar pelas vergonhosas ruas e rodovias do paĂ­s.

O GLA 200 AMG Line vive um momento de renovaĂ§Ă£o em sua segunda geraĂ§Ă£o, Ă© um carro bonito, com caracterĂ­sticas esportivas, estĂ¡ maior em altura, largura e entre-eixos, na frente o capĂ´ ganhou “powerdomes”, farĂ³is de LED de alta performance e grade estilo diamante, as rodas sĂ£o AMG de 20’ e na traseira as lanternas em LED sĂ£o divididas em duas partes, facilitando o acesso ao porta-malas que pode ter de 435 atĂ© 1.430 litros de capacidade com os assentos traseiros rebatidos.

Dirigir essa joia da criaĂ§Ă£o humana supera a sensaĂ§Ă£o de prazer, a grosso modo, se aproxima do Ăªxtase. O GLA 200 AMG Line tem na parte mecĂ¢nica o novo motor turbo de 4 cilindros, 1.3 litros com 163 cv e 250 Nm de torque, trĂªs programas de conduĂ§Ă£o (Eco, Comfort, Sport) e o cĂ¢mbio automĂ¡tico 7G-Tronic DCT de 7 velocidades, nĂ£o pude registrar impressões na estrada, mas em ruas e avenidas dĂ¡ para se ter uma ideia do que esperar.

O GLA 200 AMG Line Ă© composto de sistemas dos veĂ­culos autĂ´nomos, sensores, cĂ¢meras, infravermelho e radares de longo e curto alcance fazem parte do Mercedes-Benz Intelligent Drive e auxiliam ativamente na funĂ§Ă£o de dirigir. É um carro muito confortĂ¡vel e seguro, mesmo com toda a potĂªncia que carrega, fica fĂ¡cil dominar o Ă­mpeto dos cavalos, devidamente domados pela eletrĂ´nica. Usei durante a avaliaĂ§Ă£o a funĂ§Ă£o ECO, ideal para andar na cidade, junto com o conjunto de dispositivos que permitem uma conduĂ§Ă£o precisa. Estavam em funcionamento os Assistentes de distĂ¢ncia, frenagem, ponto cego, direĂ§Ă£o, desembarque ao estacionar, o AuxĂ­lio Ă  direĂ§Ă£o evasiva e o Pacote de estacionamento Parktronic, vocĂª pode conferir todas essas funções em detalhes no site da montadora, clicando AQUI.

NĂ£o basta apenas dirigir, tem que aproveitar o conforto, o GLA 200 AMG Line oferece um enorme requinte digital, o painel tem duas telas de alta resoluĂ§Ă£o com 10,25” no quadro de instrumentos e console central, que em conjunto com o sistema MBUX permite comandos no painel touchscreen, no touchpad do volante, no console central e por voz, para integraĂ§Ă£o com smartphones e ajustes das funções do automĂ³vel.

Entre os itens de conforto, destacam-se as chaves Keyless-Go, bancos dianteiros com ajustes elĂ©tricos e memĂ³ria, teto solar panorĂ¢mico, ar-condicionado Thermotronic de duas zonas, carregador sem fio para celular, entre outros, o mais interessante Ă© o sistema Urban Guard, um monitoramento do veĂ­culo e informa o condutor, quando acontecem situações como tentativa de roubo, colisĂ£o estacionado e se for guinchado.

O GLA 200 AMG Line tem preço inicial sugerido de R$ 329.900 e vem praticamente pronto, vocĂª sĂ³ tem que escolher entre as 7 cores disponĂ­veis, embarcar na garantia sem limite de quilometragem e Mercedes Service, um serviço de assistĂªncia 24 horas, durante 36 meses, marcar um Test Drive nas concessionĂ¡rias, se precisar pode fazer Agendamento Online de Serviços com mĂ£o de obra especializada e peças sempre originais, se vestir com as roupas da Mercedes-Benz Collection e desfrutar de uma das mais impressionantes mĂ¡quinas feitas pelo homem, onde a tecnologia de conforto do futuro e o desempenho de sempre se encontram.

Ficha TĂ©cnica