O holandês voador monopoliza os treinos livres
Texto e fotos: Pirelli
O que aprendemos
- Max Verstappen foi o mais rápido nas duas sessões de treinos livres para o GP do Canadá com o Red Soft, Charles Leclerc ficou a apenas 0,081s atrás dele no FP2 com o mesmo composto.
- Após a chuva forte da noite de quinta, o clima esteve quente e seco durante o dia, o FP2 terminou com 26º ambiente e 33º na pista. Uma forte caiu após a sessão, isso terá efeito de 'reiniciar' a pista antes do FP3.
- Como na corrida em Baku, o FP1 foi a sessão mais relevante para a corrida, ele aconteceu às 14h, horário local. O FP2 é menos representativo, ele acontece em um horário depois da qualificação e da corrida.
- Apenas os pneus Red Soft e os Yellow Medium foram usados no FP1, os White Hard foram utilizados por apenas duas equipes no FP2. Leclerc foi o único piloto a usar no FP2 só os Soft.
- Há uma diferença estimada de cerca de 0,5s entre o Soft e o Medium e a mesma para o Hard. Houve alto grau de evolução da pista ao longo das sessões, mas a chuva já lavou a borracha que tinha sido depositada.
Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Foi interessante ver muitas equipes fazendo longões no FP1, isso se deve a algumas razões. Primeiro, havia a necessidade de coletar dados caso o FP2 fosse afetado pela chuva. Segundo, foi relevante experimentar uma superfície 'reiniciada' pela chuva forte, pois estas podem ser as condições que as equipes irão enfrentar na qualificação e talvez na corrida. O Soft foi o foco de hoje, mesmo em uma pista escorregadia e tivemos uma abrasão muito leve deste composto. O Hard foi usado muito menos, talvez para as equipes guardarem para a corrida. Como já vimos, o clima tem sido extremamente imprevisível até agora, e esperamos que continue pelo resto do fim de semana".





0 Comentários