Dobradinha da Red Bull na rápida Baku

Texto e fotos: Pirelli

Melhores Momentos do pneu na corrida

  • A Red Bull teve um fim de semana perfeito, Max Verstappen venceu a corrida e seu companheiro de equipe Sergio Perez chegou em segundo, eles conseguiram todos os pontos possíveis da etapa. Max é o sexto vencedor diferente no Azerbaijão, ambos fizeram a estratégia idêntica, começaram com o Yellow Medium e trocaram duas vezes pelo White Hard, aproveitando o segundo Virtual Safety Car para fazer as paradas finais, detalhe, esse pit stop leva cerca de metade do tempo que o feito em bandeira verde.
  • Os quatro primeiros optaram pela estratégia de duas paradas, os pilotos da Mercedes fizeram as suas durante o primeiro Virtual Safety Car, algumas voltas antes que os pilotos da Red Bull.
  • Hoje foi um dos dias mais quentes do fim de semana de Baku, com a corrida começando às 15h, horário local, as temperaturas da pista eram superiores a 50º, com risco de degradação térmica nos compostos mais suaves.

  • A maioria começou com o pneu Medium, cinco com o Hard, o que mais rodou com esse composto foi Daniel Ricciardo, que terminou em sétimo.

Como se comportou cada composto

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "A probabilidade era esta corrida ter apenas uma parada, mas as oportunidades apresentadas pelos Virtual Safety Cars para paradas nos boxes com perda mínima de tempo eram boas demais para as equipes ignorarem. Isso influenciou o momento dos pit stops e, portanto, a estratégia. Ainda vimos sete dos 15 finalistas parando apenas uma vez, o que destaca a durabilidade e o desempenho dos pneus aqui. Com as condições em que estavam, em uma pista quente e de alta velocidade, ficou claro que os compostos mais duros eram os mais adequados para a corrida de hoje, um fato que muitas das equipes haviam antecipado ao guardar mais de um jogo de pneus Hard para o GP".

Campeonato