O modelo hĂ­brido da montadora japonesa tem muitas vantagens para os modelos Flex, com ele fui conhecer o DepĂ³sito Moringa

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Claudio Larangeira / Arquivo

HĂ¡ pouco mais de dois meses eu avaliei as duas versões convencionais do Corolla Cross, o SUV da Toyota que chegou para ser sucesso, bagunçar o mercado da categoria e dar muito trabalho para a concorrĂªncia, vocĂª pode lembrar AQUI como foi.

Depois da impressĂ£o inicial, chegou o momento de conhecer a versĂ£o mais cara, ela Ă© completa e carrega tecnologia hĂ­brida, aquela que faz a Toyota nadar de braçadas no Brasil e no mundo quando se compara com os outros modelos, este Ă© um carro muito diferente.

Durante uma semana eu andei com o Corolla Cross XRX, a tecnologia Ă© muito avançada, ele usa um motor Ă  combustĂ£o Flex e estava abastecido com Etanol. Olhando de fora, ele nĂ£o tem quase nada de diferente para seus irmĂ£os, o detalhe Ă© o logotipo com fundo azul, mas Ă© debaixo do capĂ´ que a coisa fica bem diferente.

Ele Ă© equipado com um sistema hĂ­brido que combina trĂªs motores, um a combustĂ£o Flex 1.8L VVT-i 16V com 101 cv de potĂªncia e 14,5 kgf.m de torque. Funciona em conjunto com dois motores elĂ©tricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potĂªncia e 16,6 kgf.m de torque, transmissĂ£o Hybrid Transaxle, bateria de nĂ­quel-hidreto metĂ¡lico e sistema de freios regenerativos.

Na cidade Ă© uma aventura deliciosa andar com o Corolla Cross XRX, o desafio de usar menos o motor convencional e mais o elĂ©trico visando economia de combustĂ­vel, faz com que vocĂª tenha uma forma de dirigir menos agressiva e mais ecologicamente correta. Andando por ruas e avenidas, consegui fazer a mĂ©dia de 12.2 km/l, segundo dados do computador de bordo.

O detalhe Ă© o seguinte, os carros hĂ­bridos, incluindo o Corolla Cross XRX, sĂ£o mais econĂ´micos na cidade que na rodovia, isso porque em trajetos urbanos se usa mais o freio e menos aceleraĂ§Ă£o que na estrada, com isso dĂ¡ para regenerar mais energia e a bateria fica sempre bem carregada, isso impacta na autonomia total que pode ser usada em deslocamentos na estrada.

JĂ¡ que temos uma grande autonomia armazenada, resolvi me aventurar pela Rodovia dos Bandeirantes e fui atĂ© JundiaĂ­, interior de SĂ£o Paulo, conhecer um lugar onde o presente se apoia no passado com olhos no futuro. Vamos conhecer o DepĂ³sito Moringa? Ele Ă© o maior garimpo de arte brasileira do interior de SĂ£o Paulo!

Essa histĂ³ria começou hĂ¡ mais de 60 anos quando o seu Luiz Palladino montou um ferro-velho para sustentar e cuidar da famĂ­lia. A partir de 1978 o seu herdeiro, Luiz Palladino Filho, continuou com o negĂ³cio atĂ© 2018 quando a terceira geraĂ§Ă£o atendeu ao chamado de continuar o legado e transformou em loja conceito o que nasceu de um negĂ³cio familiar.

A Simone Palladino, minha amiga querida desde 1999 quando nos conhecemos no Rally dos Sertões, Ă© quem aproveita o know how adquirido ao cruzar milhares de vezes os vĂ¡rios rincões do Brasil, com isso ela pode escolher o que existe de melhor para colocar no showroom, lĂ¡ tem exposiĂ§Ă£o de produtos para o pĂºblico em geral, designers de interiores, arquitetos, artistas, paisagistas e amantes do artesanato brasileiro. Essa garota Ă© tĂ£o agitada que, consegue administrar toda essa grandeza desde a AustrĂ¡lia, onde mora atualmente.

E como ela faz isso? Conta com a colaboraĂ§Ă£o luxuosa e preciosa da irmĂ£ mais nova, a Gabriela Palladino e de Maria Teresa Staeheli, que trabalhou com ela nos tempos do Rally, juntas sĂ£o os braços, olhos e ouvidos, 24 horas por dia, 7 dias da semana.

No DepĂ³sito Moringa, o que para muitos Ă© considerado “lixo”, sempre foi oportunidade de transformaĂ§Ă£o, que o diga o CĂ©sar Palladino, ele Ă© quem cuida da parte “original”, trabalha com o ferro que na verdade nunca serĂ¡ velho. LĂ¡ os irmĂ£os tĂªm o desafio de aliar a riqueza do aço e outras sobras industriais de metais Ă  beleza rĂºstica da madeira de demoliĂ§Ă£o.

Assim como o Corolla Cross XRX regenera energia para continuar rodando, os irmĂ£os fazem o mesmo com mais diversos materiais, tem mĂ³veis em madeira de demoliĂ§Ă£o, Arte Brasileira, peças de decoraĂ§Ă£o, peças exclusivas, venda de aço e outros metais, as sobras industriais nĂ£o sĂ£o descartadas, sĂ£o reaproveitadas. Ficou curioso para conhecer? EntĂ£o clique AQUI e faça parte desse mundo do DepĂ³sito Moringa, um lugar que vive “em” e “da” transformaĂ§Ă£o!

Voltando para casa pela mesma rodovia, resolvi medir o consumo do Corolla Cross XRX em duas situações, uma usando o Cruise Control e outra controlando a velocidade no pĂ©. O sistema de piloto automĂ¡tico Ă© moderno e muito eficiente, funciona sem arranques enlouquecidos e faz com que seja muito mais eficiente, tanto em retomadas quanto em ultrapassagens, isso impacta no consumo, segundo dados do computador de bordo, fiz a mĂ©dia de 13,1 km/l, com trĂªs pessoas a bordo, o ar-condicionado estava ligado, mas como Ă© elĂ©trico pouco influencia no consumo.

Corolla Cross XRX custa R$ 204.190, com preço inicial fechado e frete incluso, sĂ£o 5 anos de garantia sem limite de quilometragem, RevisĂ£o Expressa, AssistĂªncia 24 horas, 7 cores para escolher, acessĂ³rios para personalizar, esta no Ciclo Toyota, tem Serviços Toyota, Vendas Diretas, Test Drive nas concessionĂ¡rias e a certeza que vocĂª esta dirigindo um carro muito moderno e preocupado com o futuro do planeta, assim como o DepĂ³sito Moringa.

Ficha TĂ©cnica

Motor CombustĂ£o

 

 

 

 

 

 

 

 

Motor

1.8L VVT-i¹ 16V DOHC² Flex

PotĂªncia (cv/rpm)

101 cv / 5.200 rpm abastecido 100% com etanol

Torque (kgf.m/rpm)

14,5 Kgf.m / 3.600 rpm

CombustĂ­vel

Etanol / Gasolina

 

Motor Elétrico

 

 

 

 

 

 

 

 

Motor

Dois motores elétricos (MG1 e MG2)

PotĂªncia (cv)

72 cv

 

Torque (kgf.m)

16,6 Kgf.m

 

TransmissĂ£o

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hybrid Transaxle (CVT³) + botĂ£o seletor: Normal, ECO, Power e EV (Electric Vehicle)

Assista ao vídeo de lançamento