As duas versões do SUV da montadora japonesa tem várias diferenças, no acabamento e no preço

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Toyota

A nossa vida é feita de algumas certezas, uma delas é usar o nome de sucesso que seu antecessor deixou como herança para você e seus familiares. Dificilmente alguma porta no mundo não vai se abrir se seu nome tiver Onassis, Cartier, Kennedy, Toyoda, Walton, Mars, Johnson, Hermès, Wertheimer e é por isso que, nada melhor que usar o sucesso do carro mais vendido do mundo para apresentar o SUV descendente, o Corolla Cross.

Eu não conhecia o novo modelo que foi lançado em 2021, apenas pelo nome, eles são apresentados de forma simples e compacta, são quatro modelos, dois somente à combustão e dois Híbridos e sem opcionais de fábrica, tem apenas uma oferta de 22 acessórios que servem para todos os modelos. Por um lado isso é bom, você não fica quebrando a cabeça na hora de fechar o negócio na concessionária, ou opta pelo simples ou pelo luxuoso, e é isso que vou mostrar!

Durante duas semanas eu avaliei as versões que tem somente motores à combustão, o Corolla Cross XR e o Corolla Cross XRE. Ele é um SUV bonitão, usa na fabricação a plataforma TNGA, que melhora os componentes essenciais do veículo e têm impacto no design, conforto, desempenho e segurança. Na frente, a grade trapezoidal dupla deixa-o com cara de nervoso, a grade inferior, estilo off-road, tem faróis de neblina em LED. No perfil lateral a cintura é formada por um eixo que percorre da frente até a traseira que tem para-lamas com perfil robusto de formato tridimensional, lanternas no estilo horizontal e spoiler traseiro, a diferença é que no Corolla Cross XR as rodas são de 17” e pneus 215/60 R17, enquanto o Corolla Cross XRE as rodas são de 18” e pneus 225/50 R18.

A parte mecânica é a mesma para ambos, motor 2.0L Dynamic Force Dual VVT-iE 16V DOHC de ciclo Atkinson Flex com 177 cv de potência e torque de 21,4 kgf.m, transmissão Direct Shift de 10 marchas, suspensão dianteira independente MacPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora, suspensão traseira de eixo de torção com molas helicoidais e barra estabilizadora. A direção é eletroassistida progressiva, tem modo de condução Sport e freio de estacionamento no pedal, que achei estranho para um carro tão moderno. Os dois estavam abastecidos com etanol, combustível ecológico que impacta menos na emissão de poluentes e você ainda ganha rendimento, mas compromete um pouco no consumo.

Com seu tamanho generoso e uma boa altura do solo, tanto o Corolla Cross XR quanto o Corolla Cross XRE não tem diferença quando se está dirigindo por ruas e avenidas, principalmente a cidade de São Paulo, que está voltando a ter seu movimento de carros de antes da pandemia. Com toda essa envergadura, além de imporem respeito por onde passam, são muito dóceis na condução, a direção é leve, o isolamento acústico muito bom, a climatização da cabine rápida e são ótimos em manobras de estacionamento, auxiliados por câmeras, grandes espelhos e sensores. O consumo na cidade é compatível com seu tamanho e desempenho, segundo dados do computador de bordo, fiz a média de 7,3 km/l, com duas pessoas a bordo, ar-condicionado ligado e alguns engarrafamentos pelo caminho.

O que agrada é o interior amplo e bem desenhado, tem um estilo mais rústico em alguns detalhes que são semelhantes ao Corolla, por outro lado tem muita tecnologia embarcada, o painel de instrumentos nas duas versões tem três mostradores: um circular, no centro, onde está o velocímetro e o nível de combustível, um semicircular do lado esquerdo com o conta-giros e o termômetro do motor e uma tela de TFT de 4,2” colorida do lado direito que mostra o computador de bordo. No Corolla Cross XR os bancos têm partes revestidas de tecido preto, já o Corolla Cross XRE tem partes revestidas de couro e material sintético preto, no volante de três raios ficam os controles de áudio e do computador de bordo em ambos, a diferença é que no XRE tem paddle shift para trocas manuais.

Com os dois modelos fui ao mesmo destino e pela mesma estrada, o Corolla Cross XR e o Corolla Cross XRE tem os mesmos equipamentos de conforto como o sistema de áudio central multimídia Toyota Play com tela sensível ao toque de 8”, AM/FM, MP3, USB, Bluetooth, conexão para smartphones e tablets com Android Auto e Apple CarPlay, a versão XRE conta ainda com sistema de destravamento das portas na chave SmartEntry, partida por botão e limpador do para-brisa com sensor de chuva.

O caminho foi pela rodovia Raposo Tavares até Ibiúna, destino final da viagem, na ida usei o Cruise Control na maior parte do tempo e na volta controlei a velocidade no pedal. Não existe muita diferença de desempenho e consumo, a não ser na retomada que, com o dispositivo ligado, é mais rápida. A boa relação entre motor e câmbio, que não provoca muitas trocas de marchas durante os trajetos, mantém o consumo em um bom nível, segundo dados do computador de bordo, fiz a média de 10,8 km/l na ida e 11,2 km/l na volta e vale citar que, mesmo sendo um pouco mais equipada, a versão XRE não acusa o sobrepeso. Para esse SUV foram incorporados muitos equipamentos de segurança passiva e ativa, eles têm sete airbags, câmera de ré, VSC, TRC, HAC, sensor de estacionamento traseiro, faróis com acendimento automático e ajuste de altura elétrico, luz de frenagem emergencial automática, alarme volumétrico, entre outros.

O Corolla Cross XR sai por R$ 158.780 e o Corolla Cross XRE R$ 170.250 como preço inicial fechado com frete incluso, são 5 anos de garantia sem limite de quilometragem, Revisão Expressa, Assistência 24 horas, 6 cores para escolher, acessórios para personalizar, estão no Ciclo Toyota, oferecem Blindagem Certificada, Serviços Toyota, Vendas Diretas, Test Drive nas concessionárias e mais um mundo de ofertas que valem a pena serem conferidas e sim, a escolha fica sendo pelo tamanho do seu bolso.

Ficha Técnica

Motor

2.0L Dual VVT-iE¹ 16V DOHC

Potência (cv/rpm)

177 cv / 6.600 rpm (abastecido 100% com etanol)

Torque (kgf.m/rpm)

21,4 Kgf.m / 4.400 rpm (abastecido 100% com etanol)

Combustível

Etanol / Gasolina

Transmissão

Direct Shift (CVT) com modo sequencial de dez velocidades

 

Suspensão

Dianteira

Independente, MacPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção com molas helicoidais e barra estabilizadora

Direção

Eletroassistida progressiva (EPS)

 

Freios

Dianteiros

Discos Ventilados com ABS, EBD e BAS

Traseiros

Discos Sólidos de com ABS, EBD e BAS

Pneus e Rodas

Pneus

225 / 50 R18

215 / 60 R17

Rodas

18" de liga leve

17" de liga leve

Estepe

155 / 70 R17 com roda de aço estampado
(temporário com limite de velocidade de 80 Km/h)

Dimensões e capacidades

Altura (mm)

1,620

Comprimento (mm)

4,460

Distância entre eixos (mm)

2,640

Largura (mm)

1,825

Peso em ordem de marcha(Kg)

1420

Vão livre mínimo do solo (mm)

161

Volume do porta-malas (L)

440

Capacidade do tanque (L)

47

Capacidade de Reboque (Kg)

700