As duas versões do SUV da montadora japonesa tem várias diferenças, no acabamento e no preço
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Toyota
A nossa vida é feita de algumas certezas, uma delas é usar o nome de sucesso que seu antecessor deixou como herança para você e seus familiares. Dificilmente alguma porta no mundo não vai se abrir se seu nome tiver Onassis, Cartier, Kennedy, Toyoda, Walton, Mars, Johnson, Hermès, Wertheimer e é por isso que, nada melhor que usar o sucesso do carro mais vendido do mundo para apresentar o SUV descendente, o Corolla Cross.
Eu não conhecia o novo modelo que foi lançado em 2021, apenas pelo nome, eles são apresentados de forma simples e compacta, são quatro modelos, dois somente à combustão e dois Híbridos e sem opcionais de fábrica, tem apenas uma oferta de 22 acessórios que servem para todos os modelos. Por um lado isso é bom, você não fica quebrando a cabeça na hora de fechar o negócio na concessionária, ou opta pelo simples ou pelo luxuoso, e é isso que vou mostrar!
Durante duas semanas eu avaliei as versões que tem somente motores à combustão, o Corolla Cross XR e o Corolla Cross XRE. Ele é um SUV bonitão, usa na fabricação a plataforma TNGA, que melhora os componentes essenciais do veículo e têm impacto no design, conforto, desempenho e segurança. Na frente, a grade trapezoidal dupla deixa-o com cara de nervoso, a grade inferior, estilo off-road, tem faróis de neblina em LED. No perfil lateral a cintura é formada por um eixo que percorre da frente até a traseira que tem para-lamas com perfil robusto de formato tridimensional, lanternas no estilo horizontal e spoiler traseiro, a diferença é que no Corolla Cross XR as rodas são de 17” e pneus 215/60 R17, enquanto o Corolla Cross XRE as rodas são de 18” e pneus 225/50 R18.
A parte mecânica é a mesma para ambos, motor 2.0L Dynamic Force Dual VVT-iE 16V DOHC de ciclo Atkinson Flex com 177 cv de potência e torque de 21,4 kgf.m, transmissão Direct Shift de 10 marchas, suspensão dianteira independente MacPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora, suspensão traseira de eixo de torção com molas helicoidais e barra estabilizadora. A direção é eletroassistida progressiva, tem modo de condução Sport e freio de estacionamento no pedal, que achei estranho para um carro tão moderno. Os dois estavam abastecidos com etanol, combustível ecológico que impacta menos na emissão de poluentes e você ainda ganha rendimento, mas compromete um pouco no consumo.
Com seu tamanho generoso e uma boa altura do solo, tanto o Corolla Cross XR quanto o Corolla Cross XRE não tem diferença quando se está dirigindo por ruas e avenidas, principalmente a cidade de São Paulo, que está voltando a ter seu movimento de carros de antes da pandemia. Com toda essa envergadura, além de imporem respeito por onde passam, são muito dóceis na condução, a direção é leve, o isolamento acústico muito bom, a climatização da cabine rápida e são ótimos em manobras de estacionamento, auxiliados por câmeras, grandes espelhos e sensores. O consumo na cidade é compatível com seu tamanho e desempenho, segundo dados do computador de bordo, fiz a média de 7,3 km/l, com duas pessoas a bordo, ar-condicionado ligado e alguns engarrafamentos pelo caminho.
O que agrada é o interior amplo e bem desenhado, tem um estilo mais rústico em alguns detalhes que são semelhantes ao Corolla, por outro lado tem muita tecnologia embarcada, o painel de instrumentos nas duas versões tem três mostradores: um circular, no centro, onde está o velocímetro e o nível de combustível, um semicircular do lado esquerdo com o conta-giros e o termômetro do motor e uma tela de TFT de 4,2” colorida do lado direito que mostra o computador de bordo. No Corolla Cross XR os bancos têm partes revestidas de tecido preto, já o Corolla Cross XRE tem partes revestidas de couro e material sintético preto, no volante de três raios ficam os controles de áudio e do computador de bordo em ambos, a diferença é que no XRE tem paddle shift para trocas manuais.
Com os dois modelos fui ao mesmo destino e pela mesma estrada, o Corolla Cross XR e o Corolla Cross XRE tem os mesmos equipamentos de conforto como o sistema de áudio central multimídia Toyota Play com tela sensível ao toque de 8”, AM/FM, MP3, USB, Bluetooth, conexão para smartphones e tablets com Android Auto e Apple CarPlay, a versão XRE conta ainda com sistema de destravamento das portas na chave SmartEntry, partida por botão e limpador do para-brisa com sensor de chuva.
O caminho foi pela rodovia Raposo Tavares até Ibiúna, destino final da viagem, na ida usei o Cruise Control na maior parte do tempo e na volta controlei a velocidade no pedal. Não existe muita diferença de desempenho e consumo, a não ser na retomada que, com o dispositivo ligado, é mais rápida. A boa relação entre motor e câmbio, que não provoca muitas trocas de marchas durante os trajetos, mantém o consumo em um bom nível, segundo dados do computador de bordo, fiz a média de 10,8 km/l na ida e 11,2 km/l na volta e vale citar que, mesmo sendo um pouco mais equipada, a versão XRE não acusa o sobrepeso. Para esse SUV foram incorporados muitos equipamentos de segurança passiva e ativa, eles têm sete airbags, câmera de ré, VSC, TRC, HAC, sensor de estacionamento traseiro, faróis com acendimento automático e ajuste de altura elétrico, luz de frenagem emergencial automática, alarme volumétrico, entre outros.
O Corolla Cross XR sai por R$ 158.780 e o Corolla Cross XRE R$ 170.250 como preço inicial fechado com frete incluso, são 5 anos de garantia sem limite de quilometragem, Revisão Expressa, Assistência 24 horas, 6 cores para escolher, acessórios para personalizar, estão no Ciclo Toyota, oferecem Blindagem Certificada, Serviços Toyota, Vendas Diretas, Test Drive nas concessionárias e mais um mundo de ofertas que valem a pena serem conferidas e sim, a escolha fica sendo pelo tamanho do seu bolso.
Ficha Técnica
Motor |
2.0L Dual VVT-iE¹ 16V DOHC |
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Potência (cv/rpm) |
177 cv / 6.600 rpm (abastecido 100% com etanol) |
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Torque (kgf.m/rpm) |
21,4 Kgf.m / 4.400 rpm (abastecido 100% com
etanol) |
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Combustível |
Etanol / Gasolina |
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Transmissão |
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Direct Shift (CVT) com modo sequencial de dez
velocidades |
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Suspensão |
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Dianteira |
Independente, MacPherson com molas helicoidais e
barra estabilizadora |
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Traseira |
Eixo de torção com molas helicoidais e barra
estabilizadora |
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Direção |
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Eletroassistida progressiva (EPS) |
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Freios |
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Dianteiros |
Discos Ventilados com ABS, EBD e BAS |
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Traseiros |
Discos Sólidos de com ABS, EBD e BAS |
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Pneus e Rodas |
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Pneus |
225 / 50 R18 |
215 / 60 R17 |
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Rodas |
18" de liga leve |
17" de liga leve |
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Estepe |
155 / 70 R17 com roda de aço estampado |
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Dimensões e
capacidades |
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Altura (mm) |
1,620 |
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Comprimento (mm) |
4,460 |
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Distância entre eixos (mm) |
2,640 |
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Largura (mm) |
1,825 |
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Peso em ordem de marcha(Kg) |
1420 |
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Vão livre mínimo do solo (mm) |
161 |
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Volume do porta-malas (L) |
440 |
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Capacidade do tanque (L) |
47 |
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Capacidade de Reboque (Kg) |
700 |
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