O pequeno francĂªs estĂ¡ cada vez mais equipado e econĂ´mico

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Renault

NĂ£o Ă© nenhuma surpresa que as novas versões do chamado “SUV Compacto” cheguem sempre com muitas novidades, desde que foi lançado, o Renault Kwid seduz o mais resistente consumidor de automĂ³veis pela sua versatilidade, economia e excelente custo/benefĂ­cio. Acho bom desde sempre, vocĂª pode conferir minhas avaliações AQUI e AQUI.

Pela primeira vez nesta dĂ©cada volto a utilizar o pequeno notĂ¡vel por uma semana, abastecido com etanol, o Kwid Intense Ă© a versĂ£o intermediaria feita para quem nĂ£o quer gastar muito com o top de linha nem quer ficar preso ao modelo de entrada.

Ele chega renovado por dentro e por fora, a dianteira tem novo para-choque, luzes de circulaĂ§Ă£o diurna (DRL) em LED, farĂ³is de parĂ¡bola dupla, grade frontal esculpida e parte inferior do para-choque na cor preta, na traseira um novo para-choque e lanternas em LED.

O Kwid Intense Ă© equipado com a nova versĂ£o do motor 1.0 SCe de trĂªs cilindros, 12 vĂ¡lvulas, duplo comando (DOHC) e bloco em alumĂ­nio, tem 71 cv de potĂªncia e torque de 10,0 kgfm, sistema Start&Stop, sistema ESM de regeneraĂ§Ă£o de energia, sistema TPMS, pneus verdes, controle ESP, assistente HSA e cĂ¢mbio manual de 5 marchas.

É o tĂ­pico Urban Car, fĂ¡cil de dirigir, cabe em qualquer vaga de estacionamento, nĂ£o faz cara feia quando se liga o ar-condicionado nem quando tem mais de um passageiro, o Kwid Intense mantĂ©m a caracterĂ­stica de ser muito econĂ´mico com qualquer combustĂ­vel. Eu fiz na cidade a mĂ©dia de 11,1 km/l, segundo dados do computador de bordo, isso com o ar-condicionado ligado e mais um passageiro a bordo, enfrentando engarrafamentos e constantes trocas de marcha.

AlĂ©m do Ă³timo espaço interno para veĂ­culos dessa categoria, o Kwid Intense tem nova central multimĂ­dia Media Evolution com tela de 8’’ onde se pode espelhar o celular pelo Android Auto ou Apple CarPlay, botĂ£o “push to talk”, sistema Driving eco2, indicador de temperatura externa e comando de Ă¡udio na coluna de direĂ§Ă£o.

Em rodovia ele se comporta muito bem, as trocas quase nĂ£o sĂ£o necessĂ¡rias e, mesmo carregado e com o ar ligado, nĂ£o sĂ£o necessĂ¡rias muitas correções no acelerador para manter a velocidade constante. O Kwid Intense gasta pouco mesmo, com trĂªs pessoas a bordo fiz a mĂ©dia, segundo dados do computador de bordo, de 12.0 km/l. Ele Ă© muito valente, foi uma viagem sem sustos nem sobressaltos na hora de retomar velocidade ou fazer alguma ultrapassagem pela Rodovia RĂ©gis Bittencourt.

O Kwid Intense tem versões com pacote fechado, o preço inicial sugerido Ă© de R$ 65.190 na opĂ§Ă£o normal e 5 cores para escolher ou R$ 67.890 na opĂ§Ă£o Pack Biton e 4 cores Ă  escolha, garantia de 3 anos ou 100.000 km, 1 ano de garantia em todas as peças e serviços realizados em concessionĂ¡ria, Renault Minuto, Renault Financial Services, ConsĂ³rcio Renault, RevisĂ£o Preço Fechado, agendamento de revisĂ£o Online, Renault Assistance, Pacotes de Revisões PrĂ©-pagas, Renault On Demand, Renault Direct, Boutique Renault, Test Drive nas concessionĂ¡rias, e se interessou corra, vai ser difĂ­cil encontrar tantos benefĂ­cios na concorrĂªncia.

Ficha TĂ©cnica

Arquitetura

Carroceria monobloco, monovolume, 5 passageiros, 4 portas

Motor

Quatro tempos, trĂªs cilindros em linha, 12 vĂ¡lvulas, injeĂ§Ă£o multiponto, bicombustĂ­vel (etanol e/ou gasolina) e refrigeraĂ§Ă£o por circuito de Ă¡gua sob pressĂ£o

PotĂªncia mĂ¡xima (ABNT)

71 cv @ 5.500 rpm (etanol) / 68 cv  @ 5.500 rpm (gasolina)

Torque mĂ¡ximo (ABNT)

10,0 kgfm @ 4.250 (etanol) / 9,4 kgfm @ 4.250 (gasolina)

CĂ¢mbio

Manual 5 velocidades

RelaĂ§Ă£o de marchas

Modo Manual (M)

1ª

3,769:1

2ª

2,048:1

3ª

1,290:1

4ª

0,949:1

5ª

0,791:1

RĂ©

3,090:1

Diferencial

4,214:1

TraĂ§Ă£o

Dianteira

Cilindrada

999 cm³

Taxa de compressĂ£o

11,5:1

DireĂ§Ă£o

DireĂ§Ă£o elĂ©trica, diĂ¢metro de giro de 10m

SuspensĂ£o dianteira

Tipo MacPherson, triĂ¢ngulos inferiores, amortecedores hidrĂ¡ulicos telescĂ³picos e molas helicoidais

SuspensĂ£o traseira

SuspensĂ£o traseira composta por eixo rĂ­gido, molas helicoidais e amortecedores hidrĂ¡ulicos telescĂ³picos verticais

Freios

Sistema ABS, com discos ventilados na dianteira e freios traseiros com tambores

Pneus / rodas

165/70 R14

Peso em ordem de marcha

820 kg

AceleraĂ§Ă£o 0 - 100 km/h

13,2 s (etanol) / 13,5 s (gasolina)

CONSUMO INMETRO

Cidade etanol/gasolina (km/l)

10,8 / 15,3

Estrada etanol/gasolina (km/l)

11,0 / 15,7

DIMENSĂ•ES

Volume porta-malas

290 litros

Tanque

38 litros

Entre-eixos

2.423 mm

Comprimento

3.680 mm

Largura (sem retrovisores)

1.579 mm

Altura

1.479 mm (sem barras de teto)

Altura livre do solo

185 mm

Ă‚ngulo de entrada

24,1°

Ă‚ngulo de saĂ­da

41,7°