O pequeno francĂªs estĂ¡ cada vez mais equipado e econĂ´mico
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Renault
NĂ£o Ă© nenhuma surpresa que as novas versões do chamado “SUV Compacto” cheguem sempre com muitas novidades, desde que foi lançado, o Renault Kwid seduz o mais resistente consumidor de automĂ³veis pela sua versatilidade, economia e excelente custo/benefĂcio. Acho bom desde sempre, vocĂª pode conferir minhas avaliações AQUI e AQUI.
Pela primeira vez nesta dĂ©cada volto a utilizar o pequeno notĂ¡vel por uma semana, abastecido com etanol, o Kwid Intense Ă© a versĂ£o intermediaria feita para quem nĂ£o quer gastar muito com o top de linha nem quer ficar preso ao modelo de entrada.
Ele chega renovado por dentro e por fora, a dianteira tem novo para-choque, luzes de circulaĂ§Ă£o diurna (DRL) em LED, farĂ³is de parĂ¡bola dupla, grade frontal esculpida e parte inferior do para-choque na cor preta, na traseira um novo para-choque e lanternas em LED.
O Kwid Intense Ă© equipado com a nova versĂ£o do motor 1.0 SCe de trĂªs cilindros, 12 vĂ¡lvulas, duplo comando (DOHC) e bloco em alumĂnio, tem 71 cv de potĂªncia e torque de 10,0 kgfm, sistema Start&Stop, sistema ESM de regeneraĂ§Ă£o de energia, sistema TPMS, pneus verdes, controle ESP, assistente HSA e cĂ¢mbio manual de 5 marchas.
É o tĂpico Urban Car, fĂ¡cil de dirigir, cabe em qualquer vaga de estacionamento, nĂ£o faz cara feia quando se liga o ar-condicionado nem quando tem mais de um passageiro, o Kwid Intense mantĂ©m a caracterĂstica de ser muito econĂ´mico com qualquer combustĂvel. Eu fiz na cidade a mĂ©dia de 11,1 km/l, segundo dados do computador de bordo, isso com o ar-condicionado ligado e mais um passageiro a bordo, enfrentando engarrafamentos e constantes trocas de marcha.
AlĂ©m do Ă³timo espaço interno para veĂculos dessa categoria, o Kwid Intense tem nova central multimĂdia Media Evolution com tela de 8’’ onde se pode espelhar o celular pelo Android Auto ou Apple CarPlay, botĂ£o “push to talk”, sistema Driving eco2, indicador de temperatura externa e comando de Ă¡udio na coluna de direĂ§Ă£o.
Em rodovia ele se comporta muito bem, as trocas quase nĂ£o sĂ£o necessĂ¡rias e, mesmo carregado e com o ar ligado, nĂ£o sĂ£o necessĂ¡rias muitas correções no acelerador para manter a velocidade constante. O Kwid Intense gasta pouco mesmo, com trĂªs pessoas a bordo fiz a mĂ©dia, segundo dados do computador de bordo, de 12.0 km/l. Ele Ă© muito valente, foi uma viagem sem sustos nem sobressaltos na hora de retomar velocidade ou fazer alguma ultrapassagem pela Rodovia RĂ©gis Bittencourt.
O Kwid Intense tem versões com pacote fechado, o preço inicial sugerido Ă© de R$ 65.190 na opĂ§Ă£o normal e 5 cores para escolher ou R$ 67.890 na opĂ§Ă£o Pack Biton e 4 cores Ă escolha, garantia de 3 anos ou 100.000 km, 1 ano de garantia em todas as peças e serviços realizados em concessionĂ¡ria, Renault Minuto, Renault Financial Services, ConsĂ³rcio Renault, RevisĂ£o Preço Fechado, agendamento de revisĂ£o Online, Renault Assistance, Pacotes de Revisões PrĂ©-pagas, Renault On Demand, Renault Direct, Boutique Renault, Test Drive nas concessionĂ¡rias, e se interessou corra, vai ser difĂcil encontrar tantos benefĂcios na concorrĂªncia.
Arquitetura |
Carroceria
monobloco, monovolume, 5 passageiros, 4 portas |
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Motor |
Quatro
tempos, trĂªs cilindros em linha, 12 vĂ¡lvulas, injeĂ§Ă£o multiponto,
bicombustĂvel (etanol e/ou gasolina) e refrigeraĂ§Ă£o por circuito de Ă¡gua sob
pressĂ£o |
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PotĂªncia
mĂ¡xima (ABNT) |
71 cv @
5.500 rpm (etanol) / 68 cv @ 5.500 rpm
(gasolina) |
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Torque
mĂ¡ximo (ABNT) |
10,0
kgfm @ 4.250 (etanol) / 9,4 kgfm @ 4.250 (gasolina) |
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CĂ¢mbio |
Manual 5 velocidades |
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RelaĂ§Ă£o
de marchas |
Modo Manual (M) |
1ª |
3,769:1 |
2ª |
2,048:1 |
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3ª |
1,290:1 |
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4ª |
0,949:1 |
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5ª |
0,791:1 |
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RĂ© |
3,090:1 |
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Diferencial |
4,214:1 |
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TraĂ§Ă£o |
Dianteira |
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Cilindrada |
999 cm³ |
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Taxa de
compressĂ£o |
11,5:1 |
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DireĂ§Ă£o |
DireĂ§Ă£o elĂ©trica, diĂ¢metro de giro de 10m |
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SuspensĂ£o
dianteira |
Tipo
MacPherson, triĂ¢ngulos inferiores, amortecedores hidrĂ¡ulicos telescĂ³picos e
molas helicoidais |
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SuspensĂ£o
traseira |
SuspensĂ£o
traseira composta por eixo rĂgido, molas helicoidais e amortecedores
hidrĂ¡ulicos telescĂ³picos verticais |
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Freios |
Sistema
ABS, com discos ventilados na dianteira e freios traseiros com tambores |
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Pneus /
rodas |
165/70 R14 |
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Peso em
ordem de marcha |
820 kg |
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AceleraĂ§Ă£o
0 - 100 km/h |
13,2 s
(etanol) / 13,5 s (gasolina) |
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CONSUMO INMETRO |
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Cidade
etanol/gasolina (km/l) |
10,8 /
15,3 |
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Estrada
etanol/gasolina (km/l) |
11,0 /
15,7 |
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DIMENSĂ•ES |
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Volume
porta-malas |
290
litros |
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Tanque |
38
litros |
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Entre-eixos |
2.423
mm |
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Comprimento |
3.680
mm |
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Largura
(sem retrovisores) |
1.579
mm |
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Altura |
1.479
mm (sem barras de teto) |
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Altura
livre do solo |
185 mm |
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Ă‚ngulo
de entrada |
24,1° |
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Ă‚ngulo
de saĂda |
41,7° |
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