Apresentado como SUV dos compactos, a novidade do ano da montadora francesa é uma ótima surpresa

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Renault

A denominação é nova para carros compactos, o SUV (Sport Utility Vehicle) é um tipo de camioneta normalmente equipada com tração nas quatro rodas para todos os tipos de terreno, mas aqui no Brasil já batizaram alguns modelos de roupa aventureira, sem tração 4X4 e que guardam a característica de serem mais altos que seus irmãos de linha com esse nome.


Eu pude avaliar essa novidade francesa que nasceu na Índia e agora é montada no Brasil, por uma semana andei e gostei muito do Kwid, nome que não encontrei uma tradução, mas pode ser uma variação de Kid (pequeno em inglês) é surpreendente e realmente entrega tudo que promete, principalmente economia de combustível. A versão que testei, Renault Kwid Intense é a topo de linha e estava abastecido com Gasolina, a diferença para as outras versões mais baratas é o acabamento e alguns itens de acessórios.


O design é muito interessante, foi desenvolvido nos estúdios do Renault Design Network (Brasil, França e Índia), tem uma cara amigável e linhas que realçam o desenho e, como é característica dos novos modelos da marca, ressaltam o grande logotipo na frente. O motor também é novidade, todos os modelos são equipados com o 1.0 SCe (Smart Control Efficiency) de três cilindros, 12 válvulas, duplo comando de válvulas (DOHC) e bloco em alumínio, 70 cv de potência, torque de 9,8 kgfm, direção elétrica e transmissão manual de cinco marchas.


O Renault Kwid Intense parece maior do que realmente é, principalmente no espaço interno, ele consegue transportar confortavelmente adultos com tamanhos generosos tanto na horizontal quanto na vertical. A posição do motorista é ótima e de fácil encaixe, você tem visão quase total tanto interna quanto das ocorrências externas e um porta-malas de 290 litros que chega a 1.100 litros com o banco traseiro rebatido.


É muito bom na cidade, nas ruas e avenidas que percorri, ele mostrou agilidade e muita rapidez quando exigido e seu isolamento acústico é muito bom, o único barulho que detectei foi do rodar no asfalto, o motor é silencioso e, apesar de poucos cavalos, não sofre nem mesmo nas subidas menos amistosas. As trocas são também sugeridas no painel, existe inclusive um monitor de consumo e ações para melhorar o consumo de combustível.


Andando com duas pessoas no carro, deixando o ar condicionado ligado, consegui fazer pelas ruas e avenidas de São Paulo a excelente média de 14,8 km/l segundo dados do computador de bordo. Isso acontece porque você praticamente anda em 4ª marcha a maior parte do tempo, o range do motor e do câmbio proporciona essa facilidade que ajuda muito na economia de combustível e não força o conjunto.


O Renault Kwid Intense é bem equipado, já vem com o Media Nav 2.0, central multimídia com tela touchscreen de 7 polegadas integrada ao painel central e que tem GPS, ligações, Bluetooth®, câmera de ré além de equipamentos como retrovisores elétricos, faróis de neblina cromados, abertura elétrica do porta-malas, rodas Flexwheel, comandos do rádio ao alcance das mãos e do Cruise Control no volante.


Saindo da cidade, hora de dar um passeio pela estrada, tenho optado pela rodovia Régis Bittencourt por causa das suas variações de velocidade em diversos trechos e por ter um desenho mais antigo, as curvas, subidas e descidas são menos amistosas do que em rodovias mais modernas, exigem mais do conjunto e para tal é preciso ter uma condução mais atenta.


Aí é que o Renault Kwid Intense mostra realmente que ele é surpreendente. Chegar a velocidade da rodovia que é de 100 km/h de máxima é muito fácil e não dá nenhum trabalho, manter quase sempre é o problema, mas o conjunto mecânico é harmônico e até parece um carro de cilindrada maior. Esperto como ele só, pouquíssimas vezes eu tive que fazer uma redução de 5ª para 4ª, a força do motor e a elasticidade do câmbio ajuda manter a média e, em momentos de ultrapassagem, a menos que exista outro carro mais lento a sua frente, nem é preciso se preocupar com trocas de marchas.


Com todas essas vantagens, a média de consumo na estrada ficou em 16,5 km/l segundo o computador de bordo, um valor absurdamente alto para as condições que eu impus ao Renault Kwid Intense: peso, aceleração constante, ar condicionado ligado e estrada movimentada.


O Renault Kwid Intense teve mais de 200 mil horas de desenvolvimento, 35 crash-tests e 1 milhão de quilômetros de rodagem, traz de série dois airbags frontais e dois laterais, três opções de acabamento (Life, Zen e Intense), 6 cores para escolher, 3 anos de garantia, My Renault, Revisões a preço fechado, Consórcio Renault e nessa versão o preço inicial sugerido é de R$ 40.490 nas outras o valor é menor. A vantagem é que além de um carro novo e moderno, você vai estar fazendo parte de um novo futuro da montadora e claro, isso tem sempre um gosto especial.


Ficha Técnica


Versão Life
Versão Zen
Versão Intense
Arquitetura
Carroceria monobloco, monovolume, 5 passageiros, 5 portas
Motor
Quatro tempos, três cilindros em linha, 12 válvulas, injeção multiponto, bicombustível (etanol e/ou gasolina) e refrigeração por circuito de água sob pressão
Potência máxima (ABNT)
66 cv (gasolina) @ 5.500 rpm /
70 cv (etanol) @ 5.500 rpm
Torque máximo (ABNT)
9,4 kgfm @ 4.250 rpm (gasolina) / 9,8 kgfm @ 4.250 rpm (etanol)
Cilindrada
999 cm³
Taxa de compressão
11,5:1
Pneus/rodas
Roda de aço com calotas/ pneus 165/70 R14
Suspensão dianteira
Tipo MacPherson, triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos e molas helicoidais
Suspensão traseira
Eixo de torção, com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais
Freios
Sistema ABS, com discos sólidos na dianteira e freios traseiros com tambores
Direção
Mecânica, diâmetro de giro de 10,0 m (elétrica opcional)
Elétrica, diâmetro de giro de 10,0 m
Câmbio

Relações de marcha
1º......... 3,769:1
2º......... 2,048:1
3º..........1,290:1
4º..........0,949:1
5º..........0,791:1
Ré.............3,54:1
Diferencial......4,38:1
Tanque de combustível
38 litros
Porta-malas
290 litros
Carga útil
375 Kg
Peso (em ordem de marcha)
758 kg
779 Kg
786 Kg
Entre-eixos
2.423 mm
Comprimento
3.680 mm
Altura
1.474 mm
Largura (sem retrovisores)
1.579 mm
Altura livre do solo
180 mm
Ângulo de entrada
24°
Ângulo de saída
40°
Velocidade máxima
152 km/h (gasolina) e 156 km/h (etanol)
Aceleração 0 a 100 km/h
15,5s (gasolina) / 14,7s (etanol)