Apresentado como SUV dos
compactos, a novidade do ano da montadora francesa é uma ótima surpresa
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Renault
A denominação é nova para carros
compactos, o SUV (Sport Utility Vehicle) é um tipo de camioneta
normalmente equipada com tração nas quatro rodas para todos os tipos
de terreno, mas aqui no Brasil já batizaram alguns modelos de roupa
aventureira, sem tração 4X4 e que guardam a característica de serem mais altos
que seus irmãos de linha com esse nome.
Eu pude avaliar essa novidade
francesa que nasceu na Índia e agora é montada no Brasil, por uma semana andei e
gostei muito do Kwid, nome que não
encontrei uma tradução, mas pode ser uma variação de Kid (pequeno em inglês) é surpreendente e realmente entrega tudo
que promete, principalmente economia de combustível. A versão que testei, Renault Kwid Intense é a topo de linha
e estava abastecido com Gasolina, a diferença para as outras versões mais
baratas é o acabamento e alguns itens de acessórios.
O design é muito interessante, foi
desenvolvido nos estúdios do Renault
Design Network (Brasil, França e Índia), tem uma cara amigável e linhas que
realçam o desenho e, como é característica dos novos modelos da marca,
ressaltam o grande logotipo na frente. O motor também é novidade, todos os
modelos são equipados com o 1.0 SCe (Smart Control Efficiency) de três
cilindros, 12 válvulas, duplo comando de válvulas (DOHC) e bloco em alumínio, 70
cv de potência, torque de 9,8 kgfm, direção elétrica e transmissão manual de
cinco marchas.
O Renault Kwid Intense parece maior do que realmente é, principalmente
no espaço interno, ele consegue transportar confortavelmente adultos com
tamanhos generosos tanto na horizontal quanto na vertical. A posição do
motorista é ótima e de fácil encaixe, você tem visão quase total tanto interna
quanto das ocorrências externas e um porta-malas de 290 litros que chega a 1.100 litros com o
banco traseiro rebatido.
É muito bom na cidade, nas ruas e
avenidas que percorri, ele mostrou agilidade e muita rapidez quando exigido e
seu isolamento acústico é muito bom, o único barulho que detectei foi do rodar
no asfalto, o motor é silencioso e, apesar de poucos cavalos, não sofre nem
mesmo nas subidas menos amistosas. As trocas são também sugeridas no painel, existe
inclusive um monitor de consumo e ações para melhorar o consumo de combustível.
Andando com duas pessoas no
carro, deixando o ar condicionado ligado, consegui fazer pelas ruas e avenidas
de São Paulo a excelente média de 14,8 km/l segundo dados do computador de
bordo. Isso acontece porque você praticamente anda em 4ª marcha a maior parte
do tempo, o range do motor e do câmbio proporciona essa facilidade que ajuda
muito na economia de combustível e não força o conjunto.
O Renault Kwid Intense é bem equipado, já vem com o Media Nav 2.0,
central multimídia com tela touchscreen de 7 polegadas integrada
ao painel central e que tem GPS, ligações, Bluetooth®, câmera de ré além de
equipamentos como retrovisores elétricos, faróis de neblina cromados, abertura
elétrica do porta-malas, rodas Flexwheel, comandos do rádio ao alcance das mãos e do Cruise Control
no volante.
Saindo da cidade, hora de dar um
passeio pela estrada, tenho optado pela rodovia Régis Bittencourt por causa das
suas variações de velocidade em diversos trechos e por ter um desenho mais
antigo, as curvas, subidas e descidas são menos amistosas do que em rodovias
mais modernas, exigem mais do conjunto e para tal é preciso ter uma condução
mais atenta.
Aí é que o Renault Kwid Intense mostra realmente que ele é surpreendente. Chegar a velocidade da rodovia que é de 100 km/h de máxima é
muito fácil e não dá nenhum trabalho, manter quase sempre é o problema, mas o
conjunto mecânico é harmônico e até parece um carro de cilindrada maior. Esperto
como ele só, pouquíssimas vezes eu tive que fazer uma redução de 5ª para 4ª, a
força do motor e a elasticidade do câmbio ajuda manter a média e, em momentos de ultrapassagem, a
menos que exista outro carro mais lento a sua frente, nem é preciso se
preocupar com trocas de marchas.
Com todas essas vantagens, a média
de consumo na estrada ficou em 16,5 km/l segundo o computador de bordo, um
valor absurdamente alto para as condições que eu impus ao Renault Kwid Intense: peso, aceleração constante, ar condicionado
ligado e estrada movimentada.
O Renault Kwid Intense teve mais de 200 mil horas de desenvolvimento,
35 crash-tests e 1 milhão de quilômetros de rodagem, traz de série dois airbags
frontais e dois laterais, três opções de acabamento (Life, Zen e Intense), 6
cores para escolher, 3 anos de garantia, My
Renault, Revisões a preço fechado, Consórcio
Renault e nessa versão o preço inicial sugerido é de R$ 40.490 nas outras o
valor é menor. A vantagem é que além de um carro novo e moderno, você vai estar
fazendo parte de um novo futuro da montadora e claro, isso tem sempre um gosto
especial.
Ficha Técnica
Versão Life
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Versão Zen
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Versão Intense
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Arquitetura
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Carroceria monobloco,
monovolume, 5 passageiros, 5 portas
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Motor
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Quatro tempos, três cilindros
em linha, 12 válvulas, injeção multiponto, bicombustível (etanol e/ou
gasolina) e refrigeração por circuito de água sob pressão
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Potência máxima (ABNT)
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66 cv (gasolina) @
5.500 rpm /
70 cv (etanol) @ 5.500 rpm |
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Torque máximo (ABNT)
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9,4 kgfm @ 4.250 rpm
(gasolina) / 9,8 kgfm @ 4.250 rpm (etanol)
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Cilindrada
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999 cm³
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Taxa de compressão
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11,5:1
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Pneus/rodas
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Roda de aço com
calotas/ pneus 165/70 R14
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Suspensão dianteira
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Tipo MacPherson,
triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos e molas
helicoidais
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Suspensão traseira
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Eixo de torção, com
molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais
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Freios
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Sistema ABS, com
discos sólidos na dianteira e freios traseiros com tambores
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Direção
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Mecânica, diâmetro de
giro de
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Elétrica, diâmetro de
giro de
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Câmbio
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Relações de marcha
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1º......... 3,769:1
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2º......... 2,048:1
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3º..........1,290:1
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4º..........0,949:1
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5º..........0,791:1
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Ré.............3,54:1
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Diferencial......4,38:1
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Tanque de combustível
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Porta-malas
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Carga útil
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Peso (em ordem de
marcha)
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Entre-eixos
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Comprimento
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Altura
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Largura (sem
retrovisores)
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Altura livre do solo
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Ângulo de entrada
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24°
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Ângulo de saída
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40°
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Velocidade máxima
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Aceleração
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15,5s (gasolina) /
14,7s (etanol)
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