Ferrari é a mais rápida na estreia do novo layout de Albert Park
Texto e fotos: Pirelli
O que aprendemos
- Como esperado, a pista reformada do Albert Park esta muito 'verde' e escorregadia no início do fim de semana, os carros deslizam muito no asfalto novo, mas ela tem um alto grau de evolução a medida que recebe mais borracha. A Ferrari liderou ambas as sessões, Charles Leclerc marcou o melhor tempo do dia no FP2 usando o P Zero Red Soft com o tempo de 1m18.978s.
- As condições da pista levaram a um pouco de granulação enquanto os carros lutavam por aderência em um clima mais frio, o FP2 da tarde começou com temperatura ambiente de 21º e na pista 30º. O tempo, embora nublado, é provável que continue seco pelo resto do fim de semana.
- Todas as equipes se concentraram em aprender o novo layout do circuito e avaliar o desempenho dos compostos indicados, que são um passo maior do que o habitual entre os médios e macios.
- Até agora, a diferença de desempenho entre o P Zero White Hard e o P Zero Yellow Medium está na casa dos 0,8 segundos, a mesma entre o Medium e o Soft. Com a evolução da pista permanecendo alta, esses números devem cair nos próximos dois dias.
Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Hoje foi um dia interessante, vimos o novo layout da pista em ação pela primeira vez e também as equipes tentando o passo maior nos compostos entre Medium e Soft. Esta acabou sendo a indicação certa para este fim de semana até agora, dadas as diferenças de desempenho que medimos entre os pneus hoje, isso é algo que podemos fazer novamente em outras corridas. Observamos alguma granulação nos médios e macios durante as duas sessões. Como isso obviamente tem um efeito direto na degradação, gerenciá-la será um elemento-chave para a estratégia de corrida, embora achamos que as equipes vão se concentrar nos compostos mais duros, usando o macio apenas para a qualificação. Com a constante evolução da pista, ainda não temos o quadro completo, então os dados finais que recebermos do FP3 serão importantes para a estratégia".
0 Comentários