Leclerc aproveita ao máximo o pneu macio para conquistar a sua segunda pole no ano

Texto e fotos: Pirelli

O caminho para a pole

  • Charles Leclerc, conquistou sua segunda pole da temporada, aproveitando ao máximo o pneu P Zero Red Soft, que foi usado do início ao fim da qualificação por todos os pilotos. Leclerc foi o único a rodar abaixo de 1m18s na pista redesenhada de Albert Park, que agora é mais rápida e desafiadora.
  • A qualificação, que foi interrompida por duas bandeiras vermelhas, começou com temperatura ambiente de 26º e na pista 31º, uma hora e meia depois do treino, a temperatura da pista caiu 4º. Lando Norris foi o mais rápido no FP3 no início desta tarde, ele ficou a frente de Fernando Alonso, ambos com o pneu Soft. Os P ​​Zero White Hard e P Zero Medium Yellow também foram usados no FP3.
  • O Prêmio Pirelli Pole Position foi entregue pelo bicampeão de MotoGP Casey Stoner, de Queensland, na Austrália. Stoner, ele se aposentou da MotoGP no final da temporada 2012. Essa é a 11ª pole position de Leclerc na carreira e a segunda nesta temporada, ele larga ao lado do atual campeão Max Verstappen, ambos na primeira fila.

Possíveis estratégias de corrida

  • A estratégia mais rápida para a corrida de 58 voltas é de uma parada, trocando o Medium pelo Hard. As características do pneu Soft o tornaram a escolha padrão na qualificação, mas largar com o Medium abre maior variedade de opções com o clima quente e seco esperado para domingo.
  • Agora que os pilotos não são mais obrigados a largar com os pneus de seus melhores tempos no Q2, há muito mais flexibilidade, mas ainda há o elemento imprevisibilidade.

  • Temos um circuito muito conhecido em torno do Albert Park, com asfalto novo que está em constante evolução, porém existem barreiras implacáveis nas proximidades das curvas rápidas. Com isso, sempre tem a possibilidade de um Safety Car que pode redefinir completamente a estratégia, abrindo oportunidade para duas paradas, talvez até usando o Soft no stint final, sempre dependendo do tempo no pit stop e das circunstâncias da corrida.

Pneus disponíveis

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Assistimos a uma longa e emocionante sessão de qualificação, com os primeiros colocados separados por apenas um milésimo de segundo e a pole sendo decidida nos segundos finais. Como esperado, os pilotos usaram o pneu Soft do início ao fim para aproveitar a velocidade extra. Não apenas isso, os pilotos também foram capazes de completar mais de uma volta voadora para extrair o máximo desempenho, algo que eles haviam estabelecido ao correr extensivamente nos treinos livres do início da tarde. Estava ventando bastante no momento, com uma mudança na direção do vento em relação a sexta-feira, o que obviamente afetou o desempenho aerodinâmico, tornando os carros mais rápidos. O que vimos até agora na qualificação mostra que foi a escolha certa vir com dois passos entre os compostos Soft e Medium, isso permitiu que as diferenças de desempenho entre Hard, Medium e Soft fossem quase iguais. A estratégia deve ser de uma parada usando Medium e Hard, mas como vimos hoje, a ação aqui pode ser bastante imprevisível".