Volkswagen Taos se torna o primeiro modelo 5 estrelas conforme o mais recente protocolo do Latin NCAP, enquanto o Fiat Argo/Cronos ganha zero estrela
Texto e fotos: Latin NCAP
Os novos resultados do Programa de AvaliaĂ§Ă£o de Carros Novos para AmĂ©rica Latina e o Caribe, Latin NCAP, foram divulgados com o primeiro veĂculo 5 estrelas sob o novo protocolo, o Volkswagen Taos, e um zero estrela decepcionante para o Fiat Argo/Cronos. O Volkswagen Taos, produzido na Argentina e no MĂ©xico, com seis airbags e Controle EletrĂ´nico de Estabilidade (ESC) padrĂ£o, Ă© o primeiro modelo a alcançar 5 estrelas no mais recente protocolo do Latin NCAP. O SUV atingiu 90,23% em ProteĂ§Ă£o de Ocupantes Adultos, 89,90% em ProteĂ§Ă£o de Ocupantes Infantis, 60,61% em ProteĂ§Ă£o de Pedestres e UsuĂ¡rios VulnerĂ¡veis das Estradas e 85,04% em Sistemas de AssistĂªncia Ă Segurança. O Taos foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash) e proteĂ§Ă£o de pedestres. AlĂ©m disso, foram realizados os testes de ESC, teste de alce (moose test) e Frenagem AutĂ´noma de EmergĂªncia (AEB). O modelo oferece como padrĂ£o seis airbags, ESC e ancoragens ISOFIX que juntos tiveram um bom desempenho durante os testes. O Taos tambĂ©m oferece sistemas AEB opcionais para baixa velocidade, alta velocidade e pedestres e estĂ£o disponĂveis em, ao menos, 50% do volume de produĂ§Ă£o, atendendo tambĂ©m aos requisitos de instalaĂ§Ă£o do Latin NCAP. O veĂculo oferece DetecĂ§Ă£o de Ponto Cego (BSD); porĂ©m nĂ£o foi avaliado pelo Latin NCAP. O Latin NCAP avaliou as versões produzidas no MĂ©xico e na Argentina; portanto o resultado de 5 estrelas Ă© vĂ¡lido para ambas as origens. Este primeiro modelo de 5 estrelas sob o mais recente protocolo do Latin NCAP mostra o potencial da indĂºstria local para oferecer segurança de ponta aos consumidores latino-americanos no curto prazo.
O Fiat Argo/Cronos, produzido na Argentina e no Brasil, com dois airbags frontais e sem ESC padrĂ£o, ganhou zero estrela no mais recente protocolo do Latin NCAP. O modelo popular atingiu 24,37% em ProteĂ§Ă£o de Ocupantes Adultos, 9,91% em ProteĂ§Ă£o de Ocupantes Crianças, 36,91% em ProteĂ§Ă£o de Pedestres e UsuĂ¡rios VulnerĂ¡veis ??das Estradas e 6,98% em Sistemas de AssistĂªncia Ă Segurança. O Argo/Cronos foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash) e proteĂ§Ă£o de pedestres. O modelo mostrou proteĂ§Ă£o no impacto frontal de mĂ©dia a baixa e proteĂ§Ă£o no impacto lateral pobre para o ocupante adulto, ganhando zero estrela neste teste. A falta de airbags de proteĂ§Ă£o lateral e proteĂ§Ă£o lateral de cabeça como equipamento padrĂ£o e a baixa pontuaĂ§Ă£o de chicote cervical limitaram o resultado na proteĂ§Ă£o do ocupante adulto. A pontuaĂ§Ă£o de proteĂ§Ă£o do ocupante infantil foi baixa principalmente por causa da sinalizaĂ§Ă£o do veĂculo que nĂ£o atende aos requisitos do Latin NCAP. Ă€ medida que o fabricante do veĂculo melhorar a sinalizaĂ§Ă£o, Ă© provĂ¡vel que o resultado melhore para a proteĂ§Ă£o dos ocupantes infantis. A proteĂ§Ă£o de pedestres apresentou o pior desempenho desde que o Latin NCAP começou a avaliar a proteĂ§Ă£o de pedestres em 2020, o veĂculo tem proteĂ§Ă£o passiva pobre e nĂ£o oferece AEB Pedestres para compensar, mitigar ou eventualmente prevenir o contato com pedestres. Do Sistema de AssistĂªncia Ă Segurança, o Argo/Cronos sĂ³ conseguiu pontos para o Sistema de Aviso do Cinto de Segurança (SBR) para o motorista, uma vez que o veĂculo nĂ£o oferece ESC padrĂ£o, ou outras tecnologias como DetecĂ§Ă£o de Ponto Cego, AEB, Sistema de Suporte de Pistas (LSS). No entanto, a Fiat anunciou que irĂ¡ melhorar este veĂculo em breve e solicitarĂ¡ que seja reavaliado para demonstrar as melhorias.
O resultado dos testes de auditoria mostrou que no impacto lateral a cabeça do adulto registrou valores elevados que ultrapassam os limites dos valores permitidos, levando a zero ponto na cabeça (cabeça na cor vermelha) e, portanto, zero estrela para o resultado deste modelo. Consequentemente, os novos cĂ¡lculos foram realizados e o resultado foi reduzido para zero estrela para o ocupante adulto. O resultado de 2019 foi atualizado no site do Latin NCAP.
"As 5 estrelas do Taos sĂ£o um marco nos mais recentes protocolos do Latin NCAP e representam o desafio para todos os fabricantes de buscarem a mais alta classificaĂ§Ă£o por estrelas. O Taos fabricado regionalmente oferece segurança padrĂ£o global para seus ocupantes e usuĂ¡rios vulnerĂ¡veis ??da estrada. O Argo/Cronos decepcionou com um resultado zero estrela, mas o Latin NCAP fica feliz e estĂ¡ ansioso pelo compromisso da Fiat em melhorar o modelo. O Latin NCAP parabeniza a Volkswagen por essa conquista e espera ver esses nĂveis de proteĂ§Ă£o nos modelos Ă venda em breve. Ao mesmo tempo, o Latin NCAP incentiva a Fiat a melhorar o Argos/Cronos o mais rĂ¡pido possĂvel. O Latin NCAP acredita que as informações ao consumidor conhecidas como etiquetagem de segurança do veĂculo podem ajudar a melhorar drĂ¡stica e rapidamente o nĂvel de segurança do veĂculo como resultado de uma aĂ§Ă£o voluntĂ¡ria". Alejandro Furas, SecretĂ¡rio Geral do Latin NCAP. "Com estes Ăºltimos resultados do Latin NCAP, fica clara a relevĂ¢ncia do programa para informar consumidores, usuĂ¡rios das estradas e tomadores de decisões sobre o desempenho de segurança dos modelos avaliados. É necessĂ¡rio que os paĂses da regiĂ£o se juntem ao Latin NCAP para cumprir com o direito Ă s informações de acordo com as Diretrizes de ProteĂ§Ă£o do Consumidor que requerem polĂticas fortes para a sua proteĂ§Ă£o. Se nĂ£o fosse pelo Latin NCAP, nĂ£o poderĂamos ter conhecimento da baixa segurança que o Fiat Argo/Cronos oferece nĂ£o sĂ³ aos consumidores, mas tambĂ©m a todas as pessoas que circulam nas ruas com este tipo de veĂculo. A Fiat acrescenta mais um automĂ³vel de baixa segurança Ă lista de carros que nĂ£o protegem adequadamente os usuĂ¡rios das estradas. Chamamos a atenĂ§Ă£o para que a Fiat mude para carros mais seguros deixe de nos colocar em risco com este tipo de veĂculo. Ao contrĂ¡rio, estamos completamente felizes com o resultado do Taos da Volkswagen; esperamos que este nĂvel de segurança seja oferecido em todos os modelos da marca e, alĂ©m disso, que sirva de exemplo para outros fabricantes elevarem o desempenho de segurança dos carros que comercializam na regiĂ£o". Stephan Brodziak, Presidente do ComitĂª de direĂ§Ă£o do Latin.
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