Verstappen Maximiza o uso dos pneus, coloca o Soft durante o Safety car e garante o título inédito para a Holanda na última volta

Texto e fotos: Pirelli

Melhores Momentos

  • Max Verstappen conquistou seu primeiro título mundial de forma dramática no GP de Abu Dhabi, ele fez três pit stops e assumiu a liderança da corrida na última volta após uma parada para colocar os pneus P ​​Zero Red Soft durante o Safety Car.
  • Verstappen largou na pole com o composto Soft, mas foi ultrapassado por Lewis Hamilton durante a primeira volta, o inglês começou a corrida com o P Zero Yellow Médio. Max foi o primeiro a trocar para o P Zero White Hard na volta 13, uma volta depois, Hamilton mudou de Médio para Hard. Verstappen fez uma segunda parada para trocar por um novo jogo de pneus Hard durante o Virtual Safety Car na volta 36. Sua terceira e última parada para colocar os Soft foi durante um Safety Car real faltando cinco voltas para acabar a corrida e o campeonato.

  • Tivemos grande variedade de estratégia ao longo da corrida, foram cinco táticas diferentes entre os cinco primeiros, que também foram influenciados pelos períodos de Safety Car.
  • Oito pilotos, incluindo o pole position, começaram a corrida com o composto Soft, nove com Médio e dois, Pierre Gasly e Fernando Alonso, com o Hard, ambos terminaram nos pontos.
  • A corrida começou com clima quente e seco, 28º no asfalto e 25º ambiente e se manteve até a chegada.

Como se comportou cada composto

Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "Tivemos uma batalha tensa e estratégica pelo campeonato, quando um Virtual Safety Car e depois um Safety Car real proporcionaram dois momentos cruciais. Max Verstappen trocou por pneus novos em cada ocasião e tentou caçar Lewis Hamilton, ele ficou de fora de outras trocas e administrou os pneus até o final, mas não pôde fazer nada sobre o efeito dos pneus Soft de Verstappen na última volta. Desde o início, os dois protagonistas ao título tinham estratégias diferentes, começando pelos compostos e adotando outras táticas, graças também à natureza imprevisível desta corrida. Todos os três compostos desempenharam um papel importante, enfrentando extremamente bem o desafio deste novo layout de pista e contribuindo para um final emocionante. Parabéns a Max Verstappen por seu primeiro título e a Mercedes por conquistar o campeonato de construtores. Foi uma temporada incrível, com algumas das competições mais intensas de que podemos nos lembrar, uma maneira adequada de fechar o capítulo dos pneus de 13 polegadas antes de começar um novo com os de 18 polegadas".

Campeonato