Compostos do meio da gama para o novo asfalto da pista americana

Texto e fotos: Pirelli

Porque escolhemos os pneus

  • Austin retorna ao calendário com visual novo. Em 2020 a pista passou por recapeamento parcial de aproximadamente 40% de sua extensão. Embora a rugosidade do novo asfalto ainda não foi medida, a Pirelli confirma a mesma nomeação de dois anos atrás com base nos dados disponíveis: C2 como o P Zero White Hard, C3 como o P Zero Yellow Médio e C4 como o P Zero Red Soft.
  • Estes pneus estão bem adaptados às exigências impostas pelo famoso circuito texano, que entrou pela primeira vez no calendário da Fórmula 1 em 2012. A pista contém um pouco de tudo, o layout foi inspirado em curvas das mais famosas pistas do mundo.
  • O clima no Texas nesta época do ano pode ser imprevisível. A seleção dos compostos escolhidos é, portanto, bastante adaptável a uma ampla variedade de temperaturas, embora a corrida deste ano seja realizada mais cedo que da última vez.

Características da pista

  • O circuito foi refeito em poucos lugares: a reta de chegada (incluindo a saída do pit lane) para a saída da Curva 1, a saída da Curva 9 para a 10, a saída da Curva 11 para a 12 e da curva 15 até a 19.
  • Algumas depressões no asfalto (entre a Curva 2 e a 3, bem como próximo às Curvas 4, 6, 10 e 14) foram corrigidas usando o processo de "fresagem", para tornar a superfície mais uniforme.
  • Uma das características mais incomuns do COTA é a Curva 1, que é ascendente à esquerda. Isso torna muito difícil avaliar o ponto de frenagem especialmente na largada. Austin é uma das pistas mais exigentes em termos de energia lateral, com várias curvas de alta velocidade entre 250 e 270 km/h no primeiro setor e forças laterais de até 4,5g (especialmente na Curva 6, por três segundos).
  • O Circuito das Américas não tem sido muito usado recentemente, o que deve ser uma pista bastante “verde” no início do fim de semana. No entanto, a Fórmula 4 e a W Series estão no cardápio, isso significa alto grau de evolução da pista à medida que mais borracha é acumulada.
  • A estratégia vencedora em 2019 foi de duas paradas (Médio-Hard-Médio) de Valtteri Bottas, seu companheiro de equipe Lewis Hamilton terminou em segundo. Todos os três compostos desempenharam papel importante durante a corrida.

Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: Embora as equipes tenham bastante experiência em Austin, este ano enfrentam uma pista que mudou um pouco em relação a 2019, quando corremos aqui pela última vez. Cerca de 40% da pista foi repavimentada, mas devido às restrições da COVID-19 não conseguimos enviar nosso pessoal para analisar o novo asfalto, então suas características são um ponto de interrogação para todos e só descobriremos os efeitos finais nos pneus e desempenho dos carros quando estivermos lá. Como de costume, a nomeação dos pneus foi feita com base em dados obtidos antes da corrida, com os compostos adequados às circunstâncias. Com a batalha do campeonato tão acirrada ao entrarmos nas últimas etapas da temporada, é claro que todos os elementos da estratégia contam, como vimos na última corrida na Turquia.