Hamilton é o mais rápido com o P Zero Red Soft C4 em uma pista "verde" e úmida

Texto e fotos: Pirelli

Possíveis estratégias de corrida

  • A estratégia mais rápida para o GP da Turquia de 58 voltas são duas paradas, um stint com P Zero Yellow Médio e dois com P Zero White Hard. Isso porque com duas paradas se minimiza a granulação e o desgaste, permitindo que os pilotos abusem dos pneus durante as passagens mais curtas.
  • A outra mais rápida é de uma parada, indo de Médio para Hard, a outra possível, é fazer dois stints com Médio e um com o Hard. Os nove pilotos que passaram pelo Q2 com o Médio têm algumas opções, isso dependendo dos pneus que eles têm disponíveis.
  • Uma estratégia de 'sprint' de duas paradas e mais agressiva é usar o P Zero Red Soft para iniciar a corrida, que pode valer a pena na circunstância certa e perfeitamente equilibrada. Aqueles que começarem com o Soft precisarão parar relativamente cedo na corrida devido às altas taxas de desgaste deste composto e também por causa da superfície da pista lavada à pressão, depois disso, eles também têm algumas opções.
  • A perda de tempo no pit stop na Turquia é uma das mais baixas do ano, 20 segundos, o que favorece fazer duas paradas, principalmente se for uma corrida muito disputada.

Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "A chuva teve o efeito de reconfigurar a pista, mas mesmo nas condições molhadas dos treinos livres, os pilotos relataram muito mais aderência em comparação com o ano passado. Eles voltaram a se familiarizar com a pista em rápida evolução dos slicks durante a classificação, com quase todos escolhendo o Médio para passar pelo Q2. Duas paradas usando o Médio para um stint e o Hard para dois stints está no papel como a estratégia mais rápida, mas uma parada de Médio-Hard ou uma estratégia de 'sprint' usando o Soft também não podem ser esquecidas, temos então algumas possibilidades interessantes. O tempo também terá um papel importante a desempenhar com o risco de chuva ainda presente. Se for esse o caso, o FP3 no molhado terá sido extremamente valioso. Os pontos de cruzamento entre Wets e Intermediates, bem como Intermediates e slicks são mais baixos do que outras faixas, isso terá influência na estratégia em condições mutáveis".