Bottas vence com ótimo desempenho dos pneus intermediários em condições de molhado e úmida

Texto e fotos: Pirelli

Melhores Momentos

  • Valtteri Bottas venceu o GP da Turquia usando a estratégia de uma parada com dois sets de Cinturato Green Intermediates. A mesma estratégia foi adotada por quase todos os pilotos. Bottas retomou a liderança da corrida de Charles Leclerc a 11 voltas do fim, o monegasco ficou muito tempo na pista com o mesmo jogo de pneus que usou desde a largada.
  • Muitos pilotos fizeram stints muito longos com os pneus intermediários, a pista apresentou grande variedade de condições molhadas e úmidas do início ao fim. Lewis Hamilton parou após 50 voltas para colocar seu segundo conjunto de intermediários, terminou em quinto depois de largar em 11º por conta de uma penalidade, foi dele o tempo mais rápido na classificação. Esteban Ocon não parou para trocar os pneus, terminou a corrida em 10º com apenas um conjunto de intermediários.

  • Carlos Sainz fez 11 ultrapassagens com dois jogos de intermediários, saiu de 19º por causa de uma penalidade na troca de motor e chegou em oitavo, o espanhol foi eleito o piloto do dia.
  • As condições foram amenas com chuva intermitente durante toda a corrida, terminando com temperatura ambiente de 17º e 19º na pista.

Como se comportou cada composto

Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "Após as condições molhadas nos treinos livres de sábado, tivemos chuva do início ao fim no GP. No entanto, não foi tão forte que exigisse os pneus para chuva pesada, mas foi a condição perfeita para os intermediários, que se mostraram muito adequados em uma ampla gama de mudanças nas condições da chuva. Os pilotos que trocaram os pneus nas fases finais da corrida encontraram uma pista um pouco mais seca, levando a mais granulação. Aqueles que pararam antes conseguiram limitar a granulação na pista mais úmida e esta foi uma vantagem chave nas condições de chuva intermitente. Bottas executou a estratégia perfeita, uma parada com dois stints de pneus intermediários. Muitos pilotos atrasaram o pit stop porque não estava claro até que ponto a pista iria secar antes do final da corrida, talvez até permitindo usar os slicks. Fazer a corrida toda com os intermediários não era o que aconselharíamos, e alertamos algumas equipes para o risco potencial de se fazer isso. No entanto, o desempenho deles foi muito forte aqui, sem um único piloto desistir, apesar das condições escorregadias ao longo de todas as 58 voltas".

Campeonato