A partir de 1º de outubro, Chile passarĂ¡ a receber estrangeiros nĂ£o residentes que deverĂ£o seguir protocolos sanitĂ¡rios para entrar no paĂ­s, como PCR negativo e apresentaĂ§Ă£o de passe de mobilidade

Texto e fotos: Servicio Nacional de Turismo

O Chile voltarĂ¡ a receber viajantes internacionais apĂ³s mais de um ano e meio de fronteiras fechadas ou sob restrições de mobilidade. A modificaĂ§Ă£o do Plano de Fronteiras Protegidas, que começarĂ¡ a vigorar a partir de 1º de outubro, permitirĂ¡ que qualquer estrangeiro nĂ£o residente que apresentar comprovante de vacinaĂ§Ă£o completa e atender a diferentes requisitos, entre no territĂ³rio nacional por meio dos aeroportos de Santiago, Iquique ou Antofagasta.

Requisitos de entrada
Para entrar no paĂ­s, o viajante deve preencher digitalmente - atĂ© 72 horas antes da viagem -, o formulĂ¡rio "DeclaraĂ§Ă£o para Viajantes" disponĂ­vel em: www.c19.cl.  O formulĂ¡rio inclui informações de contato, histĂ³rico de saĂºde e viagem. Para os estrangeiros nĂ£o residentes tambĂ©m serĂ¡ exigido um seguro de viagem que cubra quaisquer despesas mĂ©dicas causadas pela Covid-19. A cobertura mĂ­nima para benefĂ­cios de saĂºde deve ser de US$ 30.000. AlĂ©m disso, deverĂ¡ ser apresentado o exame de PCR negativo, realizado com pelo menos 72 horas de antecedĂªncia Ă  viagem. Soma-se a esses requisitos a obrigaĂ§Ă£o do comprovante de vacinaĂ§Ă£o completa que permita a obtenĂ§Ă£o do Passe de Mobilidade que serĂ¡ entregue pelo MinistĂ©rio da SaĂºde do Chile. Este documento pode ser solicitado AQUI.
Em relaĂ§Ă£o Ă  quarentena, a partir de 1º de outubro deve ser realizado um isolamento obrigatĂ³rio de 5 dias, no endereço declarado pelo viajante, em um hotel ou residĂªncia, que deverĂ¡ ser informado em seu formulĂ¡rio de entrada. AlĂ©m do isolamento, todos os viajantes deverĂ£o cumprir o processo de rastreamento, que consiste no envio de um autorrelato diĂ¡rio sobre o estado de saĂºde, localizaĂ§Ă£o e testes via e-mail durante 14 dias. Todas as informações sobre a atualizaĂ§Ă£o do Plano de Fronteiras Protegidas e a entrada de estrangeiros nĂ£o residentes no Chile estĂ£o disponĂ­veis AQUI.