Fruto da parceria com a Volkswagen, o Grupo SHC apresenta o modelo mais acessível do mercado brasileiro

Texto: Eduardo Abbas / JAC Motors
Fotos: JAC Motors

Qual será o futuro da mobilidade? Existem várias teorias e poucas certezas, o que se tem muito são investimentos em diversos modais que podem se tornar o escolhido pela maioria dos futuros motoristas do planeta, quem está na frente com uma distancia relativamente segura são aqueles que apostaram suas fichas em carros elétricos.

Eu fui gentilmente convidado para conhecer o JAC E-JS1, modelo que chega às concessionárias da marca em outubro. mas o importador já aceita reservar por R$ 149.900. O valor é uma sugestão porque você vive no Brasil, meu querido, mas não deve variar pelo menos agora no começo, a ideia é incentivar e apresentar as vantagens desse modelo para quem trabalha na mesma cidade onde mora, tendo como chamariz o baixo preço de manutenção e o quase imperceptível aumento na conta de luz.

O JAC E-JS1 é o oitavo modelo 100% elétrico da JAC Motors no Brasil e o veículo com menor custo por km rodado (7 centavos), para “encher o tanque” se gasta cerca de R$ 20 (tarifa de R$ 0,65 por kWh) e tem 302 km de autonomia (norma NEDC), o modelo consome 9,6 kWh a cada 100 km. O motor elétrico que tem torque de 150Nm (15,3 kgfm), 62 cv de potência e velocidade máxima limitada em 110 km/h é forte o suficiente para mover os 1.180 kg sem passageiros, ele foi desenvolvido em parceria com o Grupo Volkswagen, que se tornou sócio da JAC Motors na China em 2019, usa a base do JAC J2 e tem suspensão e itens de acabamento e segurança do VW UP.

Fiz um Test Drive para avaliar o modelo, éramos três jornalistas no carro para simular as situações de utilização habituais: motorista, carona e passageiro do banco de traz. Na primeira parte optei por ser o passageiro traseiro, posso garantir que, se a viagem for longa (no caso eram 25 km) o conforto para quem viaja atrás é pequeno, tanto pela ergonomia dos assentos quanto pela posição um tanto baixa em relação ao piso. Nosso destino era o Espaço Casale Rústico, em Riacho Grande, São Bernardo do Campo, para o almoço e entrevistas. O local que possui 15.000m2 de mata atlântica nativa preservada é dotado de uma beleza impar para quem gosta de estar perto da natureza dentro da cidade.

Foi nesse paraíso verde e sofisticado, que une bom gosto e requinte em harmonia com o manto verde da serra do mar, que conversei com Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil. Segundo ele, “este é um carro para uso urbano preferencialmente, mas viagens curtas são possíveis, mais longas tem o risco de ficar sem energia e não ter uma facilidade tão grande em carregar o veiculo”. Uma das modalidades mais utilizadas hoje em dia é o aluguel de carros, perguntei a ele se, "pelo preço, não seria mais interessante incentivar essa modalidade ao consumidor"? Segundo ele, “não vale a pena a pessoa alugar, no caso do importador, vender o modelo para locadoras de carros é pouco interessante, a nossa margem é muito pequena e não poderíamos dar um desconto que valesse a pena para ambos, isso faria com que o valor do aluguel fosse muito alto tornando a operação muito cara. O que vale a pena mesmo é a compra do carro, existe financiamento feito pelo Banco Santander com taxas especiais e alguns benefícios que são possíveis em alguns estados, como poder rodar normalmente sem se preocupar com rodízio de placas e abatimento no IPVA em alguns estados, sem contar que a vida útil de um carro elétrico é maior que de um carro térmico”.

Terminada a entrevista, aproveitei um pouco mais do lindo visual que o local proporciona antes do almoço e retorno para casa. Desta vez voltei no banco do carona e a sensação é ótima, são confortáveis, as pernas ficam esticadas por conta do ótimo espaço interno e a visão do enorme para-brisa transforma a sempre silenciosa viagem em momentos muito agradáveis.

A parte interna do JAC E-JS1 foi redesenhada, o quadro tradicional de instrumentos atrás do volante é uma tela de TFT de 6,2 polegadas, que concentra as informações de velocidade, carga de bateria, consumo instantâneo, autonomia etc., incorpora molduras em alto relevo de cores contrastantes, têm superfícies soft touch, console “aéreo”, e estofamento de couro sintético.

Não há controles ou comandos aparentes no painel frontal, tudo é acionado pela central multimídia de 10,25 polegadas, é um conjunto prático, clean e de aparência futurista, tem compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay, incorpora câmera de ré, conexão Bluetooth, leitor de MP3 e entrada USB, monitoramento e utilização dos sistemas de propulsão e regeneração de baterias, além de funções como “consumo médio ou instantâneo”.

Na última parte da viagem, foi a minha vez de dirigir na estrada e na cidade. Na rodovia, mesmo com a velocidade limitada, o JAC E-JS1 é um carro muito firme e seguro, as reações de volante, freios e estabilidade são ótimas, nem vou falar da aceleração e retomada porque em carros elétricos é desnecessário, são imediatas. O conforto ao dirigir e as duas telas com todas as informações possíveis de sistemas e entretenimento fazem com que a viagem seja calma e tranquila, só não é mais silenciosa pelo ruído de rolagem dos pneus, mas isso é facilmente explicável: todo carro faz esse barulho, que se confunde com os outros que existem, como esse não tem nenhum, ele sobressai. Já na cidade, nada melhor que poder andar em um ambiente com temperatura automaticamente controlada, leveza do volante e facilidade de manobras, isso com pouco ou quase nenhum ruído.

A JAC Motors reafirma sua aposta nos veículos elétricos, agora em parceria com os alemães, trazendo alta tecnologia, revisões com preços reduzidos, garantia de 5 anos sem limite de quilometragem dos veículos da linha iEV e sim, você começa a participar na corrente que enxerga o carro elétrico como a solução para o planeta.

Ficha Técnica

Especificações

E-JS1

Dimensões totais - Comp. X Larg. X Alt. (mm)

3650 x 1670 x 1540

Entre eixos (mm)

2390

Altura livre do solo (mm) - carregado

130

Peso em ordem de marcha (kg)

1180

Peso Bruto Total (PBT) (kg)

1630

Potência máxima

45 kW /62 cv

Torque máximo (Nm

150

Velocidade máxima (km/h)

110

Tempo de aceleração (0100km/h) (s)

10,7

Tração

2WD - Tração dianteira

Tipo de bateria

Fosfato de Ferro-Lítio

Capacidade total de energia da bateria (kWh)

30,2

Autonomia (km)
Método NEDC / Modo Low

302 (NEDC)

Tempo de carregamento
Estação de recarga WallBox
0 - 100% (Corrente Alternada 220V)

5h00

Tempo de carregamento
Estação de recarga (rápido)
0 - 100% (Corrente Contínua - potência de 50 kW)

40 min

Padrão de Tomada de carregamento
Corrente Alternada e corrente contínua

GB/T

Porta malas (L)

121

Pneus

165/65 R14

Roda de liga leve

14"