Os três compostos mais macios da gama P Zero viajam à Rússia

Texto e fotos: Pirelli

Porque escolhemos os pneus

  • Pela primeira vez desde a Áustria, os três compostos mais macios da gama foram nomeados para o GP da Rússia deste fim de semana: C3 como P Zero White Hard, C4 como P Zero Yellow Médio e C5 como P Zero Red Soft. Esta é a mesma indicação que foi feita na Rússia na temporada passada, quando o evento foi realizado na mesma época do ano.
  • Sochi é uma pista de baixa severidade e a superfície tem amadurecido constantemente desde que o asfalto foi originalmente colocado há quase uma década. Como resultado, a borracha mais macia da gama P Zero é a escolha perfeita para a pista russa.
  • O clima deve ser bastante ameno nesta época do ano, ajudando assim a reduzir a degradação térmica, embora este aspecto esteja mais relacionado ao layout e rugosidade da pista.

Características da pista

  • As curvas localizadas ao redor do Parque Olímpico de Sochi são de velocidade lenta a média, com uma série de curvas de 90 graus. Em geral, o circuito é focado em tração e frenagem, por isso tem limitação traseira. A curva mais exigente, a única com limitação dianteira, é a Curva 3, uma curva multitangencial para a esquerda, que é semelhante em alguns aspectos à famosa Curva 8 de Istambul, na Turquia, que é o próximo GP do calendário.
  • As equipes tendem a ter pressão aerodinâmica média a baixa, devido às retas bastante longas de Sochi, que enfatizam a aderência mecânica dos pneus.
  • A pista não é muito usada durante a temporada, por isso costuma ser particularmente "verde" e escorregadia no início do fim de semana. Isso, às vezes, pode fazer com que os pneus deslizem ao invés de aderirem, especialmente durante as sessões de treinos livres de sexta-feira, mas, como foi o caso no ano passado, a granulação geralmente se reduz entre os treinos livres e a corrida devido à evolução da pista.
  • A Rússia é tradicionalmente corrida de uma parada e isso também aconteceu majoritariamente no ano passado. Os dois primeiros colocados usaram uma estratégia Médio-Hard, mas havia muita variação mais abaixo no grid, com alguns pilotos começando com Soft e três competidores usando todos os três compostos em uma parada dupla.

Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: Vimos no passado muitas estratégias diferentes, com todos os três compostos aparecendo no grid no início da corrida e táticas variadas durante o GP. No ano passado, o macio C5 teve um desempenho melhor do que o esperado e os níveis de granulação foram reduzidos em todos os compostos entre os treinos livres e a corrida, devido à alta evolução da pista. No passado, alguns pilotos até tentaram uma mudança antecipada para o composto mais duro com o objetivo de irem até o fim, mas no ano passado isso não foi possível, enquanto agora o asfalto amadureceu e não está tão liso como anteriormente. Com a borracha extra na pista devido ao calendário muito cheio de corridas de apoio desta vez, a evolução da pista e a aderência devem ser ainda mais reforçadas.