Os três compostos do meio da gama para a corrida em casa da Pirelli

Texto e fotos: Pirelli

Porque escolhemos os pneus

  • Para a corrida em casa da Pirelli, uma das pistas mais rápidas da temporada, foram escolhidos os três compostos do meio da gama, a seleção mais popular da temporada. O P Zero White Hard é o C2, o P Zero Yellow Médio o C3 e o P Zero Red Soft o C4.
  • Os mesmos compostos foram selecionados nos últimos dois anos em Monza, oferecendo um bom equilíbrio para todas as diferentes demandas do GP da Itália.
  • Monza é a segunda etapa deste ano que sediará o formato de classificação Sprint, a estreia foi no GP da Grã-Bretanha, em julho. Como resultado, a distribuição normal dos pneus muda, ao invés de 13 jogos para o fim de semana, serão 12, dois conjuntos de P Zero White Hard, quatro de P Zero Yellow Médio e seis de P Zero Red Soft, além disso, as equipes terão até seis jogos de Cinturato Green intermediates e três de Cinturato Blue Full Wet, disponíveis em caso de pista molhada.
  • Durante a classificação de sexta-feira, apenas o pneu soft poderá ser utilizado. Na classificação Sprint, os pilotos terão liberdade de escolha dos pneus e sem parada obrigatória nos boxes. Ao final da corrida eles irão devolver o jogo de pneus que fez mais voltas. As regras dos pneus para o GP no domingo permanecem inalteradas, exceto pelo fato de cada piloto ter a liberdade de escolher os pneus para a largada.

Características da pista

  • Monza é mais conhecida por suas retas longas precedidas por fortes áreas de frenagem, mas também com algumas partes mais lentas e mais técnicas.
  • As longas retas têm o efeito de esfriar os pneus, o que pode afetar a precisão da tomada nas curvas seguintes. Mas isso depende também do clima, que pode variar nesta época do ano.
  • As equipes utilizam um pacote de baixo downforce em Monza, a fim de minimizar o arrasto e maximizar a velocidade nas retas. Isso dá mais ênfase à aderência mecânica do que aerodinâmica.
  • As longas retas também tornam vantajoso tentar obter um vácuo aerodinâmico, o que vários pilotos tentaram no ano passado durante a classificação.
  • O GP da Itália foi acometido por uma bandeira vermelha no ano passado, o que interrompeu a estratégia planejada de pneus, tornando-se efetivamente uma corrida de velocidade total de 26 voltas com pneus novos no final. No ano anterior, usando a mesma nomeação de pneus, Soft para Hard foi a estratégia vitoriosa, embora os outros dois pilotos no pódio tenham passado de Soft para Médio.

Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: No passado vimos que uma série de estratégias diferentes são possíveis em Monza, com a classificação Sprint adicionando outra grande variável à mistura, as equipes são forçadas a repensar toda a estratégia de pneus para o fim de semana. Monza é um circuito com foco na tração, portanto, o desafio particular é evitar que os pneus traseiros destracionem e superaqueçam muito, já que a configuração de baixa aerodinâmica significa que não há muita pressão para empurrá-los contra o solo. O clima desempenha um papel bem importante, já que esse problema é enfatizado se as temperaturas forem mais altas.