Pole em casa para Max Verstappen com P Zero Red Soft C3
Texto e fotos: Pirelli
Possíveis estratégias de corrida
- O GP da Holanda de 72 voltas é um passo rumo ao desconhecido para todos, na teoria, uma ou duas paradas são bastante semelhantes, embora isso dependa de uma série de variáveis, como temperatura da pista e degradação do pneu.
- Na prática, as equipes sempre vão optar por uma parada como a opção padrão, principalmente porque nos limites apertados e tortuosos de Zandvoort parece ser bastante difícil ultrapassar. A estratégia de parada única ideal consiste em um stint de abertura do P Zero Yellow Médio C2 ou do P Zero Red Soft C3, seguido por um stint final mais longo do P Zero White Hard C1. Soft e Médio parecem ser muito parecidos, considerando as taxas de desgaste e degradação esperadas.
- No entanto, existem algumas interrogações que podem fazer optar por duas paradas, especialmente se estiver quente ou se a degradação for maior do que o esperado do pneu Soft.
- O número de paralisações vistas até agora sugere que, um safety car ou mesmo uma bandeira vermelha podem ser possíveis durante a corrida, isso alteraria totalmente a estratégia planejada.
Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "Foi uma sessão de classificação pouco interrompida, com duas bandeiras vermelhas no Q2 e algumas surpresas. Houve bastante evolução na pista durante a classificação, com os tempos mais rápidos sendo atingidos no final de cada sessão, isso teve impacto claro na estratégia com as equipes tentando definir seus tempos o mais tarde possível. Em termos de estratégia de corrida, tudo ainda está aberto, com uma ou paradas. No entanto, as equipes vão querer se concentrar em apenas uma, se puderem, o que é possível usando o Médio ou Soft para começar e o stint final com o Hard. Sem muitas informações prévias para recorrer, também há espaço para os pilotos apostarem em algo diferente e que pode valer a pena".
0 Comentários