Ao lado de Micheál Richardson, ator protagoniza o filme que estreia nos cinemas brasileiros em 28 de outubro

Texto e fotos: Califórnia Filmes

Depois se tornar astro de filmes de ação nos últimos anos, o irlandês Liam Neeson retorna ao drama, com toques de comédia, em "De Volta à Itália", filme escrito e dirigido pelo ator James D'Arcy, sobre um pai e um filho que tentam se reconectar após a morte da esposa e mãe. No longa, o astro contracena com seu próprio filho Micheál Richardson, numa história que carrega traços de semelhança com a vida de ambos. A produção chega aos cinemas nacionais em 28 de outubro.

Neeson interpreta Robert, um artista boêmio, que viaja até a Itália, na companhia de seu filho, Jack, com a intenção de vender a casa que herdaram da falecida esposa. Chegando lá, tudo começa a dar errado quanto tentam reformar a villa, na região da Toscana, e a relação entre os dois fica ainda mais abalada. Enquanto isso, o rapaz se apaixona por uma jovem chef (Valeria Bilello), cujo ex-marido tem fama de violento. Neeson, que passou por uma experiência parecida com a de Robert, ao perder a mulher, Natasha Richardson, em 2009, quando ela sofreu um acidente esquiando, define o longa como “uma grande história sobre família e amor”, e confessa que encontrou no filme uma maneira de enfrentar suas próprias dores. “Foi muito catártico para lidar com o meu próprio luto. E fazer isso por meio da arte, ou seja fazendo um filme, foi muito, muito único e especial”. “Quando você está rodando uma cena, você está cercado de toda equipe, umas 40 ou 50 pessoas, e eu sempre senti que estavam me apoiando. Não estavam apenas lá para fazer o trabalho, como se fosse outro qualquer, era um sentimento de camaradagem”. O jovem ator Richardson também confessa que se sentiu estranho ao ler o roteiro, por ser tão próximo da experiência que ele e o pai passaram. “Fazia 10 anos que minha mãe tinha falecido, e ser uma pessoa que a perdeu tão jovem... Há uma fala marcante do meu pai, no filme, ‘Ninguém sabe como enfrentar isso’. E creio que ninguém sabe mesmo, mas quando se passa por isso, muito fica fechado dentro de você, que acho não ser a maneira certa de enfrentar um luto. Você tem que por pra fora, chorar. Então, acredito que o processo do filme, me ajudou nisso”.

Esta é a história do artista boêmio londrino Robert, que se junta ao seu filho Jack, para fazer uma rápida viagem para a Itália, para vender a propriedade herdada da esposa. Com a relação abalada, a dupla surpreende-se com o estado degradante do local e decide colocar mãos à obra numa renovação.

De Volta à Itália | Made in Italy
Direção: James D'Arcy
Elenco: Liam Neeson, Micheál Richardson, Valeria Bilello, Lindsay Duncan
Gênero: Comédia, Drama
País: Inglaterra, Itália
Ano: 2020
Duração: 97 min

Assista ao trailer