Além da cerveja, o vinho é uma das bebidas mais apreciadas na República Tcheca, descubra os melhores lugares para saboreá-lo
Texto e fotos: Escritório de Turismo da República Tcheca
A latitude geográfica da República Tcheca talvez não seja a mais indicada para extensos vinhedos. No entanto, nas regiões mais quentes da República Tcheca se pode encontrar vinhedos com um terroire muito original e adegas onde o vinho amadurece há mais de 500 anos.
Todos os anos durante o mês de setembro, as Vindimas são celebradas nessas cidades. São festas, geralmente históricas, que celebram a primeira produção de vinho da temporada no final da colheita da uva e que convidam os viajantes a aprender mais sobre a história e os segredos dos vinhos tchecos. Para os amantes do vinho, a área que merece atenção é a Morávia do Sul. Por isso trazemos alguns roteiros e recomendações para fazer seu roteiro de viagem à República Tcheca e se surpreender com o que esta região reserva para você.
Nos arredores de Znojmo há uma infinidade de excursões com o tema do vinho. O selim da bicicleta é o lugar ideal para apreciar a bela vista das vinhas e a pitoresca paisagem. Além disso, as ciclovias entre os vinhedos formam uma rede que cobre todo o sul da Morávia. Entre os destinos favoritos você encontrará as vinícolas azuis em Nový Šaldorf, a vinícola pintada em Šatov, decorada com desenhos populares, ou o famoso vinhedo Šobes no Parque Nacional Podyjí. No início de setembro, no centro histórico de Znojmo, ocorre a tradicional e histórica colheita das uvas, durante a qual o novo mosto fermentado da colheita (em tcheco burčák) corre por toda parte.
A interessante história da cidade Čejkovice, localizada entre Hodonín e Břeclav, começa em meados do século 13, quando o território pertencia à ordem dos Cavaleiros Templários. Os Templários começaram a cultivar a vinha e a construir a fortaleza que até hoje é o monumento mais importante da vila. Atualmente a fortaleza inclui o hotel e a Galeria dos Vinhos do Palácio, com uma vasta gama de vinhos da região. Os templários também construíram enormes vinícolas que eram usadas para produzir vinhos. A altura dos armazéns permitia a entrada a cavalo e a largura dos corredores era suficiente para o trânsito de carros totalmente carregados. Durante a visita às caves você verá, por exemplo, o maior barril usado na República Tcheca. Sua capacidade é de 20.250 litros. O extenso sistema de corredores subterrâneos também inclui uma elegante adega.
Outro lugar interessante em Valtice são as caves do palácio, onde está o Salão dos Vinhos da República Tcheca. Aqui você tem a oportunidade de degustar os 100 melhores vinhos de toda a Morávia e Boêmia. A oferta varia todos os anos, de acordo com a safra. O Salão dos Vinhos inclui também uma exposição instrutiva dedicada à viticultura.
0 Comentários