Verstappen é o mais rápido com o pneu P Zero Red Soft C4 em condições climáticas complicadas
Texto e fotos: Pirelli
Resumo dos pneus da sexta-feira
- Apesar da chuva intermitente ao longo do dia, o pneu Cinturato Green intermediate foi usado apenas para as voltas de instalação antes que os pilotos mudassem para os P Zero slicks. Max Verstappen estabeleceu o melhor tempo do dia no FP2 com o pneu P Zero Red Soft C4, o mesmo composto que Valtteri Bottas usou para liderar o FP1.
- Verstappen também foi o mais rápido durante grande parte da sessão do FP1 de forma impressionante, usou o pneu P Zero White Hard C2 para se manter à frente de vários pilotos com o Soft.
- As condições da pista estavam longe das ideais hoje, embora tenha havido piso seco na maior parte do dia e já houvesse alguma borracha na pista, em função das 24 Horas de Spa no início do mês, a superfície úmida e inconsistente, com temperatura da pista em torno dos 20º, significava que os pilotos lutavam para manter a aderência. A sessão do FP2 foi interrompida por duas bandeiras vermelhas, com as escapadas de Charles Leclerc e Verstappen.
- Foi muito difícil obter informações confiáveis sobre as verdadeiras diferenças de desempenho entre os pneus hoje, no entanto, com base nos dados de simulação, há cerca de 0s5 entre o Soft e o Médio e aproximadamente 0s6 entre o Médio e Hard.
Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "Experimentamos um clima tipicamente variável em Spa, e isso parece que vai continuar pelo resto do fim de semana! Se chover, será importante que as equipes considerem o ponto de mudança dos pneus de chuva para os slicks e vice-versa. A pista permaneceu complicada durante todo o dia e vimos os pilotos lutando para encontrar um tempo de volta consistente nestas condições mistas, por isso também é muito difícil se ter uma ideia das verdadeiras diferenças de desempenho no momento. No entanto, todos os pneus, exceto o Full Wet, foram usados, com as equipes sendo capazes de coletar dados relevantes".
0 Comentários